Um grupo composto por seis indivíduos, munidos de igual número de armas de fogo, tem estado, nos últimos dias, a semear medo nos bairros do posto administrativo da Machava, município da Matola.
Num espaço de uma semana, pelo menos cinco casos de assalto com recurso a pistolas, foram reportados nos bairros de Bunhiça e Machava Km-15. Entretanto, a Polícia está já no encalço destes malfeitores, segundo reporta o jornal Notícias na sua edição desta sexta-feira.
Na madrugada de ontem, segundo ainda o jornal, a quadrilha assaltou uma residência no bairro Bunhiça, de onde se apoderou de duas viaturas, electrodomésticos diversos, para depois roubar um televisor plasma, um computador e dinheiro no valor de 40 mil meticais numa Escola de Condução, já na Machava Km-15.
Na Escola de Condução Nkobe, por exemplo, a quadrilha aproveitou-se do facto dos guardas do estabelecimento estarem a dormir, para arrombar a porta principal, de onde retirou ainda 14 cadeiras plásticas.
“Os guardas foram descansar quando passava das 3:00 horas da manhã e ao acordarem, deram conta de que as portas tinham sido forçadas, o cofre violado e que alguns bens já não estavam nas instalações da escola”, disse Paulo Filipe, funcionário da escola, citado pelo Notícias.
Acredita-se que seja o mesmo grupo que instantes antes assaltara uma residência em Bunhiça, onde amarrou um casal e usurpou duas viaturas e electrodomésticos.
Tal como contam os moradores, os meliantes têm preferido a vandalização de viaturas, roubo de electrodomésticos, chegando até a amarrar as suas vítimas como forma de obrigá-las a entregar valores monetários.
“Só na última semana foram quatro casas “visitadas” pela quadrilha na mesma rua. Na primeira noite, eles assaltaram uma residência e um estabelecimento comercial, de onde levaram mercadoria diversa, um congelador e acessórios de um carro, e fugiram”, disse um dos residentes que se identificou pelo único nome de Armando.
Alguns dias depois, a mesma “gang” teria voltado para “levar” uma viatura, mas como não tivesse conseguido arrombar a casa para se apossar das chaves, voltou na madrugada de ontem, tendo roubado duas viaturas e electrodomésticos.
Entretanto, a Polícia da República de Moçambique (PRM), na província de Maputo, está a trabalhar no sentido de neutralizar estas quadrilhas de malfeitores e devolver a tranquilidade à população destes bairros. O porta-voz da Polícia, Emídio Mabunda, prometeu trazer mais esclarecimentos, na manhã de hoje, sobre estes crimes.