Todas as sedes distritais da província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, estarão ligadas à rede eléctrica nacional de Cahora Bassa até Dezembro próximo.
Para o efeito, o Governo moçambicano acaba de lançar um concurso público para apurar o empreiteiro que irá electrificar as últimas duas sedes distritais que ainda não estão ligadas à rede eléctrica nacional de Cahora Bassa, nomeadamente, Namuno e Balama.
Até ao momento, estes dois pontos são iluminados por via de geradores.
A iniciativa, segundo o ministro da Energia, Salvador Namburete, insere-se no âmbito de expansão da rede nacional em curso em todo o País cuja meta das autoridades moçambicanas é de electrificar todas as 128 sedes distritais até 2014.
“Neste momento não há nenhum distrito não ligado que não tenha projecto, Namuno e Balama tinham ficado atrás, porque não tínhamos identificado o financiamento necessário”, disse o ministro da Energia.
“Estamos a fazer o possível junto dos empreiteiros e da própria EDM no sentido de garantir que maior número possível de distritos fique ligado ainda este ano para que no próximo ano possamo-nos dedicar à gestão de eventuais atrasos e problemas técnicos”, sublinhou Salvador Namburete.
A operação irá custar 111 milhões de meticais
O presidente do Conselho de Administração da EDM, Augusto de Sousa Fernando, disse que o projecto de electrificação de Balama e Namuno é financiado pelo Governo de Moçambique em cerca de 111 milhões de meticais.
Augusto de Sousa explicou ainda que os trabalhos compreenderão a construção de duas linhas de transporte com 60 quilómetros de comprimento cada a partir de Montepuez.
Refira-se que Namuno e Balama são regiões altamente produtivas pelo que com a sua electrificação vai acelerar bastante o desenvolvimento da província e principalmente dos dois distritos, pois possuem terras muito férteis.