De acordo com uma fonte da empresa consultoria GMSC, a Midwest África pretende explorar carvão mineral, na área de Nkondedzi, na região carbonífera de Moatize-Minjova, na província de Tete, com uma licença emitida a 22 de Setembro de 2005 e válida até 22 de Setembro 2013.
Para além da extracção de carvão, o projecto prevê a construção de uma planta de processamento (lavaria) de carvão e um troço de estrada de cerca de 20 quilómetros que irá ligar a área da mina à Estrada Nacional Nº 7 na via Moatize-Zóbuè.
“Está programada a edificação de uma ponte sobre o rio Nkondedzi para a travessia de viaturas. A Midwest África vai igualmente criar um porto seco no município da vila de Moatize para o armazenamento de carvão a caminho do Porto da Beira” – disse a nossa fonte.
O bloco da futura mina de Nkondedzi está aproximadamente localizado a 50 quilómetros a nordeste do município da cidade de Tete com uma licença cobrindo uma área total de 15.840 hectares, dos quais uma área de cerca de oito mil hectares contém menos de 10 camadas de carvão e as quatro camadas mais profundas têm propriedades carboníferas significativas de carvão de coque.
“As restantes camadas mais superficiais contêm quantidades significativas de carvão térmico de alta qualidade. Os 7.8840 hectares restantes da licença são ocupados por antigas rochas do soco cristalino” – referiu mais adiante a mesma fonte.
As actividades do projecto mineral da Midwest África, a serem realizadas dentro dos próximos 17 anos, irão compreender a escavação do solo que terão lugar no primeiro ano do projecto e a extracção do carvão, e posterior processamento do carvão e, por fim, classificar com base na qualidade o carvão explorado.
Os principais aspectos a serem ainda investigados durante o processo de estudo impacto ambiental do projecto da Midwest África estão relacionados com a interferência no uso actual da terra, por parte das comunidades residentes nas proximidades da área do projecto.
A questão dos impactos cumulativos, dado que o projecto se encontra inserido numa região onde existem diversos projectos da mesma natureza, merecerá especial atenção do consultor e serão igualmente investigadas as formas de incrementar os impactos positivos do projecto, maximizando os seus benefícios a nível local, provincial, regional e nacional.
Noticias