Sociedade Falta de espaço dita surgimento de conflitos em Tete

Falta de espaço dita surgimento de conflitos em Tete

O rápido crescimento que se regista da cidade de Tete ditado pela implementação de diversos projectos, particularmente os virados à exploração e extracção do carvão mineral, está a determinar conflitos que se registam pela procura de espaços para a edificação de habitações e outras infra-estruturas económicas e sociais.

O chefe da edilidade da cidade de Tete, César de Carvalho, disse que, a par daquele facto, o crescimento da urbe está também a trazer outros fenómenos que perturbam a convivência urbana, nomeadamente o recrudescimento da onda de criminalidade, uma situação que começa a preocupar as estruturas políticas e administrativas dos bairros.

“Na verdade, se há anos para se ter um espaço para a implantação de uma habitação ou um pequeno empreendimento não constituía problema hoje o cenário mudou de maneira drástica. O maior número de audiências que tenho concedido aos cidadãos tem a ver com a procura de terrenos para vários fins, com maior incidência para a construção de habitações”, disse o Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Tete, César de Carvalho.

Conforme assinalou, qualquer município possui um solo urbano fisicamente limitado e, no caso concreto da cidade de Tete, ressente-se bastante desse problema, havendo situações de oportunismo e atitudes de má-fé tanto por parte de alguns funcionários da edilidade como de alguns elementos das estruturas administrativas de base, que se envolvem em actos de corrupção na atribuição dos poucos espaços existentes.

Recomendado para si:  Governo de Moçambique lança avaliação ambiental nas principais minas de Tete

“Esta situação está a causar casos de dupla atribuição de terrenos, de ocupação de espaços inapropriados, como ruas, pracetas ou rotundas, construções de habitações sem projectos aprovados pela edilidade, para além do trespasse ilícito de terrenos a troco de valores monetários exorbitantes” – disse César de Carvalho.

“Neste momento temos já concluído o plano parcial do bairro Mpáduè, do qual esperamos que sirva de exemplo sobre o que pretendemos que seja no futuro a nossa cidade. No entanto, face às situações anómalas que possam colocar em causa a imagem do nosso município, gostaríamos de convidar a todos para darem a sua colaboração, denunciando junto do Conselho Municipal todas anormalidades através de canais próprios já criados” – frisou .

Entretanto, o chefe da edilidade da cidade de Tete revelou que, apesar do volume crescente de postos de trabalho, como consequência da implementação de grandes projectos, sobretudo na área da indústria extractiva de carvão mineral, ainda há problemas de falta de emprego face ao afluxo de pessoas que de vários cantos do nosso país e não só à busca de uma oportunidade de trabalho.

César de Carvalho apontou, no entanto, que Tete tem hoje razões suficientes de se orgulhar, visto que através dos seus recursos está dando grande contribuição para alterar de forma positiva a balança de pagamentos e o índice de desemprego no país.

Notícias