Um cidadão de nacionalidade vietnamita encontra-se fugitivo, depois de ter sido surpreendido, no Aeroporto Internacional de Maputo, na posse de nove cornos de rinoceronte.
O facto foi revelado na última segunda-feira, pelo porta-voz do Comando da cidade de Maputo, Orlando Mudumane, no habitual briefing à imprensa. Segundo o porta-voz, o cidadão, cujo nome não foi revelado, pretendia partir para Cambodja, e quando se percebeu da investida da polícia, pôs-se imediatamente em fuga.
“Estamos a trabalhar de modo a capturá-lo. Acreditamos que esteja, ainda, no país. Nós temos o nome dele e, se ele quiser sair do país, será detido”, disse.
Segundo a polícia, citada pela AIM, os cornos estavam escondidos na mala do cidadão vietnamita.
Ainda no Aeroporto de Maputo, a polícia moçambicana deteve uma cidadã moçambicana na posse de cinco quilos de efedrina, um dos principais ingredientes para a produção de drogas, como a metanfetamina.
Uma investigação da polícia conduziu ao receptor da droga, que, segundo Mudumane, foi identificado como sendo um cidadão sul-africano.
“Estamos a trabalhar para evitar que Moçambique seja um corredor de drogas”, disse o porta-voz, que se escusou a revelar a identidade do cidadão sul-africano.
No mesmo período, a polícia deteve 86 indivíduos suspeitos de vários crimes. Entre os detidos, destacam-se membros de uma quadrilha que se dedicava a assaltos de viaturas à mão armada.
O País