Nacional Das 6 as 8 horas: EN1 com três faixas de Benfica a...

Das 6 as 8 horas: EN1 com três faixas de Benfica a Inhagóia

A medida será implementada no sentido norte-sul para simplificar o acesso ao centro da cidade de Maputo, tal como já acontece, desde 2011, na Estrada Nacional Número 4 (EN4) a partir da Portagem de Maputo.

Segundo o vereador dos Transportes e Trânsito no Conselho Municipal de Maputo, João Matlombe, o condicionamento do trânsito na EN1 será baseado na experiência da estrada Maputo-Witbank, no sentido Matola-Maputo.

“Neste caso as três faixas vão partir do Benfica até ao cruzamento das avenidas de Moçambique e 19 de Outubro (também chamada estrada da Base Aérea), onde os automobilistas podem desviar para Avenida Angola ou seguir em frente”, disse a nossa fonte.

Matlombe acrescentou que para facilitar o escoamento do tráfego na Avenida Angola foi acordado que no intervalo das 6.00 às 8.00 horas, as viaturas só vão circular no sentido norte-sul, a partir da zona chamada “007” até à Avenida Joaquim Chissano.

No entanto, segundo o vereador, nesta mesma via as viaturas deverão circular no sentido inverso, de sul a norte, isto é a partir da “Joaquim Chissano” até à zona chamada “007”, no período entre as 15.00 e às 17.30 horas.

Das 6 as 8 horas: EN1 com três faixas de Benfica a Inhagóia

João Matlombe esclareceu também que a edilidade decidiu condicionar a Avenida de Angola nas horas de ponta por duas razões, por um lado porque ao se instituírem três faixas na EN1 até Inhagóia aumenta a capacidade de escoamento até àquele ponto e, por outro lado, para permitir que os automobilistas tenham uma segunda opção de circulação na entrada da cidade.

“Nas horas normais, com menor intensidade de tráfego, as duas vias vão operar normalmente porque o condicionamento do tráfego visa mesmo melhorar a circulação na entrada e saída da cidade nas horas de trânsito intenso”, acrescentou o vereador.

Tal como no caso da EN4, a presente medida será implementada em parceria com as instituições que tutelam os sectores de estradas e de trânsito na cidade capital, entre as quais a Administração Nacional de Estradas (ANE) e o Instituto Nacional de Transportes Terrestres (INATTER).

O nosso interlocutor revelou que a edilidade está também a estudar a possibilidade de condicionar o trânsito na EN1 no final do dia, altura em que se registam geralmente congestionamentos quando os automobilistas tentam sair da cidade.

João Matlombe referiu que estas são as opções que também estão a ser desenhadas como resposta à necessidade de descongestionar a via no período de manhã e no final da tarde, em que o limite de circulação de viaturas tem sido de 15 quilómetros a hora, segundo estudos feitos pela edilidade.

Jornal Noticias