Nacional Portagens de Maputo e Moamba: Longas filas marcam dia das novas tarifas

Portagens de Maputo e Moamba: Longas filas marcam dia das novas tarifas

As filas resultaram do facto de a maioria dos condutores se terem feito à portagem com o valor da anterior tarifa, acabando no processo de ajuste da quantia levar muito tempo, o que criou congestionamento junto àquelas infra-estruturas, quer num quer noutro sentido.

A nova tabela fixa em 25 meticais a tarifa mínima e em 250 meticais a máxima a ser praticada na Portagem de Maputo, sendo a primeira aplicável a veículos da classe I (motociclos e viaturas ligeiras com ou sem atrelado), e a segunda a veículos pesados com cinco ou mais eixos, que integram a classe IV.

Enquanto que para a Portagem da Moamba as novas tarifas são de 135 meticais para veículos da classe I e mil meticais a máxima a ser cobrada aos automóveis da classe IV.

Firmino Inguane, director de operações na TRAC, concessionária da Estrada Maputo-Witbank, explicou que no primeiro dia da entrada em vigor da nova tarifa das portagens foram enfrentadas dificuldades de processamento porque nem todos os utentes estavam preparados para fazer face à alteração dos preços.

Portagens de Maputo e Moamba: Longas filas marcam dia das novas tarifas

“Tivemos dificuldades relacionadas com a questão do processamento porque há automobilistas que vinham com dinheiro insuficiente e outros com notas muitos altas”, esclareceu Inguane.

A fonte especificou que esta foi a única complicação verificada ontem e que chegou a tornar o atendimento lento e que teve como consequência filas que se verificavam nos sentidos Maputo e Matola.

No entanto, os transportes públicos e semi-colectivos de passageiros, devidamente licenciados, beneficiam de um desconto de 40 por cento nas tarifas aplicáveis a cada viatura, medida que visa amortecer os custos de operação dos serviços de transporte.

Desta feita, na Portagem de Maputo as viaturas de transporte de passageiros do tipo “mini-bus”, pertencentes a Classe I, passam a pagar 15 meticais em cada viagem, contra os 25 meticais fixados, enquanto que os autocarros da Classe II passam a pagar 51 meticais contra 85 estabelecidos na nova tabela.

Na Portagem da Moamba, os mini-bus da Classe I vão pagar 81 meticais contra os 135 tabelados. Os autocarros de transporte de passageiros, pertencentes à Classe II, passam a pagar 198 meticais dos 330 meticais fixados pela nova tabela aprovada.

O último reajustamento de tarifas nas portagens de Maputo e da Moamba foi feito em Março de 2012, depois de seis anos sem quaisquer mexidas.