Nacional Gaza – Bilene procura investidores para sistemas de irrigação

Gaza – Bilene procura investidores para sistemas de irrigação

Actualmente, do total da área disponível, estimada em mais de 12 mil hectares, apenas três hectares estão sendo aproveitados de forma isolada e incipiente e com rendimentos muito aquém do que seria o ideal.

Não obstante os referidos locais serem esporadicamente visitados por alguns interessados, para a infelicidade do distrito, nunca se passou de meras promessas de execução dos empreendimentos que, segundo a nossa fonte, em muito poderiam contribuir para a promoção de um desenvolvimento rápido e sustentável.

“As áreas estão numa situação de subaproveitamento, o que nos deixa deveras preocupados, dado o potencial que estas terras representam. Os nossos pequenos produtores realizam intervenções visando apenas o seu auto-sustento e comercialização de excedentes em pequena escala”, disse Sara Guambe.

Gaza - Bilene procura investidores para sistemas de irrigação

Devido ao facto, a nossa fonte apelou aos homens de negócios para que se aproximem junto das autoridades locais do distrito de forma a se informarem do enorme potencial que representam as terras de Mangol, Magul e Mandzir, onde podem ser feitos investimentos com grande viabilidade económica e social.

Refira-se que o distrito do Bilene aumentou as áreas de cultivo na última temporada agrícola de pouco mais de 100 mil hectares para 150 mil em 2012, tendo registado uma produção global na ordem das 522 mil toneladas.

A assistência técnica aos camponeses, através da rede de extensionistas, num total de nove destacados pela Direcção Distrital das Actividades Económicas, permitiu ao longo do ano passado a transmissão de programas de transferência de tecnologias agrárias com base em demonstrações práticas feitas nas machambas daqueles técnicos, para além de terem sido, igualmente, transmitidos conhecimentos sobre avicultura.

“Este programa possibilitou a melhoria na transmissão e adopção de mensagens através de demonstrações realizadas no terreno e consequentes resultados que ajudam muito na adopção por parte dos camponeses de novas tecnologias visando o aumento da produção e da produtividade”, disse a administradora Sara Guambe.

Ainda de acordo com a nossa fonte, o Governo Distrital está neste momento a trabalhar no sentido de, o mais rapidamente possível, encontrar formas de melhorar o acesso a algumas zonas de produção servidas pelo rio Munhuana, um dos afluentes do Limpopo, no posto administrativo de Chissano.

Para além da terraplanagem da via, há uma necessidade urgente de se reabilitar um total de quatro pontecas que desabaram recentemente devido às cheias, de forma a se facilitar o escoamento de grandes quantidades de milho, arroz e batata-doce produzidas naquelas zonas.