O Porta-voz da Electricidade de Moçambique (EDM), Alberto Banze, explicou que o restabelecimento do fornecimento de energia àquelas províncias só ocorreu por volta das 21.00 horas de segunda-feira, quando foi concluída a reparação da avaria detectada.
“Ao concluirmos este processo, tivemos que fazer ensaios para nos certificarmos da garantia do trabalho e só depois é que ligamos a linha restabelecendo a corrente a todos os pontos por onde ela passa”, disse Banze.
Acrescentou que o corte no fornecimento de energia àquelas províncias trouxe prejuízos para empresa, mas que ainda era impossível quantificar estas perdas em termos numéricos.
“O grande prejuízo foi a interrupção no fornecimento de energia para os cerca de 130 mil clientes em todos os pontos por onde a linha passa”, referiu.
Refira-se que a linha CL1, de 110 quilovolts, parte da parte da Subestação do Infulene, em Maputo, numa extensão de 400 quilómetros. Neste percurso abastece as subestações de Xinavane, Macia, Lionde, Chicumbane e Lindela, em Inhambane, onde ela termina.
O nosso interlocutor garantiu que neste momento a empresa tinha a situação controlada e que não tinha sido detectada outra avaria na linha, não havendo mais motivos para alarmes.
A avaria na linha CL1 foi detectada na manhã de segunda-feira na Subestação do Infulene, quando um dos disjuntores accionou alertando a existência de irregularidade no quilómetro 71 da linha, na zona de Bobole.