Nacional Samora Machel Júnior destaca declarações de ex-agente secreto sobre morte do pai

Samora Machel Júnior destaca declarações de ex-agente secreto sobre morte do pai

Samora Machel Júnior destaca declarações de ex-agente secreto sobre morte do pai

O primogénito de Samora Machel considerou esta quinta-feira `importantes e encorajadoras´ as declarações dum ex-agente da secreta sul-africana, que assumiu a autoria da morte do primeiro Presidente, mas disse esperar pelos resultados da comissão de inquérito.

Em declarações à `Lusa´, Samora Machel Júnior, filho do ex-chefe de Estado, que proclamou a independência do país, disse tratar-se de `informações importantes e encorajadoras´ para se apurar a verdade sobre as causas da queda do avião presidencial.

`É sinal de que existem fortes indícios (de que não se tratou de erro humano, como indicam algumas teorias) que levaram o governo sul-africano a reabrir o processo´, disse à Lusa Samora Machel Júnior.

Numa entrevista exclusiva publicada pelo semanário sul-africano `Sowetan Sunday World´, um agente ao serviço do `Civil Cooperation Bureau´ (CCB), departamento de operações especiais dos serviços secretos do então regime do `apartheid´, assumiu ter estado envolvido na morte de Samora Machel.

`Eu fazia parte da equipa de reserva, armada com mísseis terra-ar, que seriam utilizados caso o primeiro plano falhasse´, disse Hans Louw, assinalando que também colaborou nos relatórios e trâmites burocráticos da morte de Samora Machel.

Esta quinta-feira, o filho de Samora Machel disse à `Lusa´ que há muito que `a família continua à espera´ de uma posição oficial do Estado sobre a morte do ex-Presidente de Moçambique.

`Até este momento, tudo o que temos ouvido é com base no que sai nos órgãos moçambicanos e sul-africanos. Não tivemos nenhum contacto com o Estado´ para abordar as informações que têm sido veiculadas pela imprensa nacional ou estrangeira sobre o assunto, disse Samora Machel Júnior.