Nacional Obras da estrada circular: Afectados pelo traçado recebem indemnizações

Obras da estrada circular: Afectados pelo traçado recebem indemnizações

Perto de 1,4 milhões de meticais estão a ser investidos na indemnização dos proprietários das machambas e familiares de defuntos sepultados ao longo do traçado da secção 5 da estrada circular de Maputo, que atravessa cinco bairros do Município da Matola.
Obras da estrada circular: Afectados pelo traçado recebem indemnizações
O projecto desta via, cujas obras foram lançadas em Junho de 2012, deverá ser concluído até finais de 2014, devendo aliviar o tráfego nas cidades de Maputo e Matola.

O Presidente do Município da Matola, que visitou o projecto na segunda-feira, acredita que apesar do abrandamento do ritmo das obras devido às chuvas que caem no país, os prazos serão cumpridos.

A secção 5 da estrada circular liga a N1 à N4, desde o bairro do Zimpeto, na cidade de Maputo, até ao bairro de Mahlhampsene, no Município da Matola. No seu traçado, a via atravessa os bairros de Intaka, Matola Gare, Matlemele, Nkobe e Nwamatibjana.

Presentemente, segundo Arão Nhancale, prossegue o processo de avaliação das habitações e outras infra-estruturas localizadas ao longo do traçado da via, igualmente para efeitos de indemnização.

“Na próxima semana deverá iniciar o pagamento das indemnizações relativas às habitações a serem removidas no âmbito do projecto. O Município tem preparada uma área para o reassentamento destas famílias, estando previsto que cada família receba o espaço de reassentamento e o dinheiro correspondente à indemnização. Existe dinheiro para este processo”, disse.

No total, são 1200 famílias abrangidas em todo o processo. Para as indemnizações pela transferência de campas Arão Nhancale disse estarem a ser investidos cerca de 870 mil meticais e cerca de 500 mil meticais para as machambas.

Ao todo serão implantados 74 quilómetros de estrada, comportando duas faixas de rodagem de automóveis em cada sentido.

A construção da via será feita em secções, das quais 52 quilómetros de rodovia de raiz e 22 consistindo numa reabilitação ou ampliação. A primeira secção compreende a realização de obras de reabilitação e ampliação do troço que parte das proximidades do novo Hotel Radisson, na Avenida Marginal, até à ponte do bairro da Costa do Sol, numa extensão de pouco mais de seis quilómetros.

A segunda secção será uma construção de raiz de perto de 20 quilómetros, que partirá da ponte da Costa do Sol até à vila-sede do distrito de Marracuene, província do Maputo, passando pelo bairro Chihango.

De Chihango será igualmente edificada de raiz uma estrada de 10,5 quilómetros que terminará na zona do Estádio Nacional do Zimpeto, formando a terceira secção, para a quarta secção, com uma extensão de cerca de 16 quilómetros cobrir o troço a vila de Marracuene e o Estádio Nacional do Zimpeto.

A partir deste ponto, parte a secção 5 da estrada, com uma extensão de 16 quilómetros, de uma estrada de raiz, ligando a N1 e a N4.

O projecto de estrada circular de Maputo inclui a instalação de portagens, pontes e lombas em quantidade e locais ainda por definir, de modo a disciplinar o trânsito.

Na obra serão investidos 315 milhões de dólares norte-americanos, dos quais 300 milhões provêm de uma linha de crédito disponibilizada pela China e o remanescente desembolsado pelo Governo de Moçambique.