Luís Inácio revelou, por outro lado, que a maioria dos delegados e convidados já se encontravam na cidade da Beira.
Do estrangeiro, ficámos a saber da nossa fonte apenas da presença de representantes do MDC, liderado pelo 1º Ministro do Zimbabwe, Morgan Tsivangirai, enquanto dos outros Luís Inácio não revelou os seus nomes dizendo apenas que são oriundos do Brasil, Portugal, África do Sul, Zâmbia e dos países baixos alguns dos quais deverão ter desembarcado na Beira ao fim da tarde e/ou a meio de noite de ontem.
O I Congresso do MDM terá lugar no Pavilhão dos Desportos da Beira.
Nas últimas horas, entretanto, o MDM organizou marchas por diferentes artérias da cidade da Beira com os seus membros e simpatizantes a cantarem, a dançarem e a empunharem bandeiras e outros distintivos alusivos ao partido.
Em relação à agenda do congresso foi tornado público que será debatida com algum destaque a participação do partido nas eleições autárquicas de 2013 e gerais de 2014.
Serão igualmente eleitos novos órgãos sociais. Neste capítulo, o porta-voz do partido, José Sousa, revelou que vão concorrer à presidência, além actual líder, Daviz Simango, outros três elementos cujos nomes preferiu não mencionar.
Serão igualmente feitas a apreciação e a aprovação dos estatutos e programa do partido e a apresentação de duas moções, uma de saudação ao partido pela sua governação nos municípios da Beira e Quelimane, e outra de censura ao governo por alegada ausência de políticas exequíveis principalmente nas áreas de agricultura e habitação.