A operação de reconstrução facial decorreu em março, mas só agora foram divulgadas imagens do resultado dessa intervenção cirúrgica inédita, que devolveu o rosto a Norris, mas também o sentido do olfato, que este norte-americano perdera.
Foi uma intervenção muito complicada, que não se resumiu à vertente estética, já que Richard Lee Norris perdera parte da língua, o olfato, dentes, além de que o mau funcionamento da mandíbula e do maxilar provocavam grandes restrições em tarefas quotidianas, desde a fala à alimentação.
Este novo rosto é um regresso ao passado na história de vida deste norte-americano, que perdeu a face em virtude de um disparo brutal na cara, no ano de 1997. Norris – que acidentalmente disparou contra si próprio – perdeu parte dos lábios, o nariz, dentes, sendo que os movimentos da boca ficaram muito limitados. A sua cara ficou desfigurada.
Desde então, foi submetido a diversas intervenções cirúrgicas de reconstituição, mas nenhuma delas tão completa como esta que foi levada a cabo pelos médicos University de Maryland.
Depois de muitos fracassos na tentativa de recuperar o rosto e voltar a ser quem era, Richard Lee Norris procurou este centro da University de Maryland, em 2005. O resultado foi um verdadeiro milagre, como atestam as imagens. Norris consegue cheirar, sente a face, está a readquirir movimentos e voltou a barbear-se. Está em fase de recuperação e esse processo será lento. Mas as diferenças… estão na cara: