Vinte pessoas foram mortas terça-feira por bandidos na aldeira do Estado de Zamfara (norte), que é regularmente teatro de violentos confrontos entre criminais e grupos de auto – defesa.
“Vinte pessoas foram mortas terça – feira e duas outras gravemente feridas por um grupo de bandidos no decurso de um raid efectuado na aldeia de Kaboro”, declarou a AFP o porta – voz do governo o Estado de Zamfara, Nuhu Salihu Anka.
“Os bandidos surgiram na aldeia e começaram a atirar às cegas”, disse desse ataque na numa região situada a cerca de 120 km da capital do Estado.
Após a morte da várias pessoas, um dirigente local tentou convencer os assaltantes a parar de atirar, mas eles voltaram as armas contra o responsável, segundo o porta – voz “os bandidos mataram o chefe e em seguidaforam a sua casa para roubar o dinheiro e bens antes de fugir”, prosseguiu.
Em Junho , um grupo de bandidos havia morto 23 pessoas nas aldeias vizinhas de Dan – Gulbi e Guru, num raid em que algumas vítimas lhes foi cortada a garganta.
O massacre de Junho foi segundo tetemunhas levado a cabo por criminosos que provuram se vingar de um grupo de auto – defesa.
Habitantes haviam afirmado que esse grupo de auto – defesa cansados dos repetidos roubos na região havia morto várias pessoas que eles acusam de pertencer aos grupos de bandidos.
O norte da Nigéria foi surpreendido por vagas de ataques do grupo islamita radical Boko Haram, mas as violências mais graves concentraram-se até agora no nordeste e norte, e não nos Estados do nordoeste como Zamfara.