Destaque Ex-vice-Presidente do Sudão do Sul apresentado à justiça por crimes graves

Ex-vice-Presidente do Sudão do Sul apresentado à justiça por crimes graves

O ex-vice-Presidente do Sudão do Sul, Riek Machar, foi apresentado à Justiça, enfrentando acusações de “crimes contra a humanidade”. A apresentação ocorreu em uma audiência transmitida ao vivo pela televisão pública sul-sudanesa, SSBC.

Além de Machar, outros sete indivíduos foram levados ao tribunal, incluindo o ministro do Petróleo, Puot Kang Chuol. Um dos advogados de Machar contestou a legitimidade do tribunal, classificando-o como “incompetente” e sem autoridade para julgar o caso.

Actualmente sob prisão domiciliária, Machar e os demais acusados deverão responder por diversos crimes, como homicídio, terrorismo, conspiração e traição, no contexto de ataques perpetrados pela milícia Exército Branco no Estado do Alto Nilo.

A detenção de Machar, ocorrida em Março, intensificou a tensão no país, reavivando temores de um possível retorno ao conflito, quase sete anos após o término de uma guerra devastadora que resultou na morte de cerca de 400 mil pessoas e forçou quatro milhões a abandonar suas casas entre 2013 e 2018.

Recomendado para si:  Pelo menos 75 mortos em ataque a campo de refugiados em Darfur