A dois dias do início do X Congresso, o empreiteiro ainda não concluiu totalmente as obras das instalações, particularmente da sala onde vai decorrer o congresso. Ainda ontem, estava-se a trabalhar no interior da mesma sala, na colocação do pódio e de cadeiras reservadas aos membros da Comissão Política da Frelimo. Mais: ainda estavam a decorrer trabalhos de montagem do equipamento audiovisual.
Igualmente, no complexo de raiz que irá albergar os delegados, ainda decorriam trabalhos, sobretudo de equipamento dos quartos com mobília. O mesmo estava a acontecer no refeitório.
No mesmo complexo, ainda decorriam trabalho de montagem de tendas que irão funcionar como centros de imprensa e de exposições.
Um dado importante é que a Frelimo está a investir fortemente neste congresso. Só as obras do complexo são avaliadas em bons milhões de dólares. Os dados não são tornados públicos. Trata-se de um complexo erguido num bairro com casas modestas.
Voos charters para delegados
Os dados apurados no terreno revelam que, a partir da última quarta-feira, escalam a cidade de Pemba quatro a seis aviões charters, transportando delegados ao congresso. Os voos partem de diferentes pontos, com maior destaque para Maputo.
Este número de voos irá aumentar a partir de hoje, data em que começará a chegar um número considerável de delegados, não só provenientes de outros pontos do país como também de outros países. Alguns voos chegam de madrugada.
Consta que há ainda muitos delegados que estão a caminho de Pemba via terrestre. Pemba está a conhecer, desde ontem, um movimento anormal. Na cidade capital da província de Cabo Delgado já não existe sequer quarto para alojamento, nem nas pensões, nem hotéis, muito menos nas residências particulares. Em face desta situação, a Frelimo está a recorrer a distritos vizinhos de Pemba para encontrar espaço para acomodar os delegados e os convidados.
Já não há rent-a-car
Pemba já esgotou a sua capacidade de rent-a-car. Uma das empresas do sector que opera em Pemba, com 58 viaturas, viu-se obrigada a solicitar o reforço de outras congéneres de províncias vizinhas. Até ontem, já não havia sequer uma viatura para alugar.
Esta situação está a acontecer com as outras operadoras locais.
O parque automóvel da cidade de Pemba cresceu consideravelmente, o que já está a criar outro problema nas vias de trânsito, uma vez não estarem preparadas para tantos carros. É que o parque automóvel já está acima das capacidades da cidade.