“Por outro lado, é a auto-estima que molda a nossa coerência política e que serve de esteio da nossa matriz identitária. É a auto-estima que nos impele para reforçarmos a solidariedade de moçambicano para moçambicano e para outros povos do mundo. Hoje, como ontem, a auto-estima e a unidade nacional estão no centro da agenda política da Frelimo e do nosso povo heróico porque será através delas, e com elas como divisas, que vamos consolidar a paz e vencer a fome e a pobreza nesta pátria de heróis”, referiu.
O encontro de Pemba ocorre no mês de celebração das bodas de ouro da Frelimo, a assinalar-se no próximo dia 25 de Setembro do ano corrente. A este respeito, Armando Guebuza enalteceu o facto de o partido estar a despertar consciências, a infundir a auto-estima e confiança nas suas próprias forças, a reafirmar-se como principal protagonista dos processos, a promover a descentralização e combate aos obstáculos ao desenvolvimento nacional, bem como a consolidar-se como partido das transformações.
A cerimónia inaugural do Congresso, que iniciou pontualmente às nove horas de ontem, num gigantesco pavilhão edificado de raiz e inaugurado um dia antes do arranque do encontro, foi marcada por um longo programa que compreendeu a entoação dos hinos nacional e da Frelimo, a saudação por grupos culturais e a apresentação de mensagens da Continuadores e das numerosas delegações estrangeiras e personalidades convidadas.
Foram também aprovados a agenda de trabalhos e os órgãos do evento, para além de ter sido apresentado e debatido o relatório do Comité Central e do gabinete preparatório.
Algumas delegações estrangeiras convidadas também saudaram o congresso, reiterando o seu desejo de ver fortalecidas as suas relações de amizade e solidariedade com a Frelimo.
Com o seu término previsto para o próximo dia 28, o encontro de Pemba vai eleger os órgãos centrais da Frelimo, incluindo o Presidente, Secretário-geral, Secretário do Comité de Verificação, a Comissão Política e o Secretariado do Comité Central, entre outros.