Nacional Frelimo em Congresso de consagração da auto-estima

Frelimo em Congresso de consagração da auto-estima

O X Congresso da Frelimo iniciado ontem, na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado, foi já definido como sendo de consagração da auto-estima dos moçambicanos, afirmou o Presidente do partido no Governo, Armando Emílio Guebuza, no seu discurso de abertura, perante a presença de 1939 delegados de um total de 1955 eleitos, bem assim 1081 convidados entre nacionais e estrangeiros.
10 congresso frelimo.jpg
Para Guebuza, a celebração da auto-estima merece um reconhecimento especial no processo histórico nacional, por ter sido “o amor próprio que esteve por detrás da unidade nacional, essa força magnética que nos estrutura como um povo e como nação”.

“Por outro lado, é a auto-estima que molda a nossa coerência política e que serve de esteio da nossa matriz identitária. É a auto-estima que nos impele para reforçarmos a solidariedade de moçambicano para moçambicano e para outros povos do mundo. Hoje, como ontem, a auto-estima e a unidade nacional estão no centro da agenda política da Frelimo e do nosso povo heróico porque será através delas, e com elas como divisas, que vamos consolidar a paz e vencer a fome e a pobreza nesta pátria de heróis”, referiu.

O encontro de Pemba ocorre no mês de celebração das bodas de ouro da Frelimo, a assinalar-se no próximo dia 25 de Setembro do ano corrente. A este respeito, Armando Guebuza enalteceu o facto de o partido estar a despertar consciências, a infundir a auto-estima e confiança nas suas próprias forças, a reafirmar-se como principal protagonista dos processos, a promover a descentralização e combate aos obstáculos ao desenvolvimento nacional, bem como a consolidar-se como partido das transformações.

A cerimónia inaugural do Congresso, que iniciou pontualmente às nove horas de ontem, num gigantesco pavilhão edificado de raiz e inaugurado um dia antes do arranque do encontro, foi marcada por um longo programa que compreendeu a entoação dos hinos nacional e da Frelimo, a saudação por grupos culturais e a apresentação de mensagens da Continuadores e das numerosas delegações estrangeiras e personalidades convidadas.

Foram também aprovados a agenda de trabalhos e os órgãos do evento, para além de ter sido apresentado e debatido o relatório do Comité Central e do gabinete preparatório.

Algumas delegações estrangeiras convidadas também saudaram o congresso, reiterando o seu desejo de ver fortalecidas as suas relações de amizade e solidariedade com a Frelimo.

Com o seu término previsto para o próximo dia 28, o encontro de Pemba vai eleger os órgãos centrais da Frelimo, incluindo o Presidente, Secretário-geral, Secretário do Comité de Verificação, a Comissão Política e o Secretariado do Comité Central, entre outros.