Nacional Um prédio, uma árvore: O caso do reflorestamento num prédio em Maputo

Um prédio, uma árvore: O caso do reflorestamento num prédio em Maputo

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

Arvore predio maputo.jpg
À primeira vista parece inexplicável, ver um monstro de prédio, do topo à base, totalmente desabitado e a ficar “amarelecido” aos poucos, numa cidade em que não é fácil encontrar apartamentos quer para habitar como para escritórios. Falamos do prédio da ADENA na Rua da Mesquita No 33 baixa de Maputo.

Este edifício de três andares, com uma longa extensão (ocupa uma fachada que vai da rua de Bagamoyo à avenida Mártires de Inhaminga, sendo por aqui vizinha do Ministério dos Transportes e Comunicações), parece votado ao esquecimento, mesmo depois de, outrora ter sido um dos prédios mais movimentados da baixa, pela natureza do trabalho da Agencia Nacional de Despacho (ADENA). Ao que parece, a empresa deixou de funcionar há anos e nota-se que todos os seus compartimentos se encontram desocupados.

A degradação toma conta das instalações e disso são testemunhos as marcas de degradação externa, desde janelas quebradas a paredes já sem cor. E tudo indica que a mesma sorte deve ter a parte interna, aliás, na faixada frontal deste prédio, vemos diariamente as chamadas trabalhadoras de sexo num movimento de entrar e sair. Mas há mais que chama a atenção no edifício da ADENA: do lado de cima do alpendre do prédio cresce uma árvore, a caminho agora de frondosa, que já ganhou uma copa de fazer inveja a qualquer um que gostaria de ficar relaxado debaixo de uma boa sombra mesmo em alguns dias deste Inverno, já que o sol, ao que parece por conta do aquecimento global, chega a ser picante…

A árvore está a desenvolver como se ali houvesse um terreno argiloso e fértil. Está ali fresca e de boa saúde… e sem qualquer poda. E não será de estranhar que com este andar, a árvore chegue a um tamanho que irá afectar a estrutura do alpendre do prédio em que se desenvolve.

Neste momento não se sabe de quem é a responsabilidade para remover aquela árvore, se o Concelho Municipal de Maputo ou se o proprietário deste prédio: a ADENA.

A foto de Carlos Bernardo é um testemunho do que falamos, que aliás, pode ser de não estranhar mesmo tendo em conta que há falta de espaços para escritórios e habitação na capital. Ao que parece os proprietários da ADENA nem sequer estão preocupados com este facto, como se dissessem: o problema dos outros não é o nosso, por isso se não usamos o prédio o deixemos estar…