Maior parte de mulheres que se encontram a cumprir penas na cadeia feminina de Manica estão envolvidas em crimes de Homicídio. Já os homens, estes estão privados da sua liberdade por cometimento, grosso modo, de crimes contra a propriedade, com destaque para furtos.
A informação foi revelada em exclusivo ao O País, pelo Director Provincial da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos de Manica, Abel Albuquerque.
Curioso ou não, mas segundo Abel Albuquerque, enquanto as mulheres tornam-se mais violentas, os homens estão a pautar mais pelo roubo e agressão física.
Abel Albuquerque falava no quadro do lançamento da semana da legalidade, que ao nível de Manica vai compreender, entre outras actividades, a realização de um torneio de futebol envolvendo quadros da administração da justiça, além de visita aos centros reclusórios.
Uma freira colombiana que passou oito anos num convento abandonou a fé para se tornar numa estrela pornô. Yudi Pineda ignorou inclusivamente o conselho de um padre e começou a mostrar-se através de uma webcam.
A mulher de 28 anos ingressou na vida religiosa após uma visita de freiras à escola que frequentava. Aos 10 anos iniciou a sua vida no convento e, oito anos depois, abandonou-o ao apaixonar-se por um professor.
A jovem, de 28 anos, tem agora uma carreira na indústria para adultos que apelida de “decente e artística”, de acordo com o jornal britânico The Sun.
Foi quando começou a trabalhar numa empresa em Medellin que conheceu o homem que a recrutou como modelo pornô: “No início sentia-me mal mas agora estou bem [com o meu trabalho].” “Também estou bem na igreja. Nunca falho as orações de sexta, as reuniões de sábado ou a missa ao domingo”, concluiu Yudi Pineda aos media locais.
O Secretário Permanente do Ministério da Administração Estatal e Função Pública, António Tchamo, disse que o combate à corrupção não é apenas tarefa do Estado, mas de toda a sociedade.
António Tchamo falava em Maputo, durante o seminário de formação de formadores dos Ministérios, empresas públicas, institutos e Fundos do Estado, em matéria de prevenção e combate à corrupção.
A representante da Directora do Gabinete Central e Combate à Corrupção, Maria Ferreira, disse esperar que, depois da formação, as instituições beneficiárias estejam em condições de disseminar mensagens de combate e prevenção da corrupção.
A formação destina-se aos profissionais afectos aos sectores de inspecção, departamentos jurídicos, Recursos Humanos dos Ministérios, empresas públicas, institutos e Fundos do Estado, de nível central, provincial e distrital.
A capacitação decorre sob o tema: O Envolvimento das Instituições Públicas na Prevenção e Combate à Corrupção e conta com 150 participantes.
O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) manifestou a sua preocupação com o crescimento do número de casos de tráfico de drogas em Moçambique.
No decurso de investigações recentes, as autoridades moçambicanas detiveram quatro cidadãos estrangeiros, incluindo dois tanzanianos, um queniano e outro paquistanês na posse de 34 quilos de cocaína e cerca de dois quilos de haxixe.
“O SERNIC, em colaboração com outras Forças de Defesa e Segurança, já vinha monitorando a actuação deste grupo, que culminou com a sua detenção, em flagrante delito, em Cabo Delgado”, anunciou o chefe do Departamento de Relações Públicas do SERNIC, Leonardo Simbine, em conferência de imprensa havida ontem, em Maputo.
Afirmou que as investigações em curso indicam que o cidadão paquistanês, identificado pelo nome Tanveer Ahmed Allah, mais conhecido por Galby, nos meandros do crime, é o mandante e barão da droga que actua em toda a região da África Austral.
Entretanto, já foi instaurado um processo-crime, actualmente em curso na Procuradoria Provincial de Cabo Delgado, aguardando apenas pelo seu julgamento.
O SERNIC também anunciou que foi desmantelada uma outra quadrilha que se dedicava à prática de crimes cibernéticos, na cidade de Maputo, composta por quatro elementos, sendo três moçambicanos e um mauritano, líder da quadrilha.
Durante o evento, o SERNIC apresentou ainda 15 indivíduos, membros de três quadrilhas, indiciados pelo crime de roubo de viaturas, que foram detidos no âmbito da operação “DUBAS I”.
A operação visa desmantelar redes envolvidas no roubo e tráfico de viaturas na cidade e província de Maputo.
Com o desmantelamento destas quadrilhas foram recuperadas 24 viaturas que haviam sido roubadas e outras usadas como instrumento de crime.
O Município da Matola enviou um pré-aviso em que informou as famílias abrangidas pelo projecto de reabilitação do troço Patrice Lumumba – Singatela, que deviam demolir parte dos muros ou residências para permitir a realização das obras.
Os moradores cumprem a ordem do Conselho Municipal da Matola, porém mostram-se insatisfeitos, porque entendem que deviam ser indemnizados pelos estragos.
João Victor, morador de Singatela diz que o município já devia ter planeado em relação ao assunto antes da construção dos muros, “a vida está cara, um saco de cimento está em torno de 400 meticais”.
Outro morador do mesmo bairro, Leonardo Dinis foi interpelado pela equipa de O País a demolir a sua vedação diz que não tem outra saída senão fazer o trabalho pessoalmente.
Em reacção às queixas, o edil da Matola explica que o Conselho Municipal não decidiu de forma unilateral, pois já vinha conversando com a liderança local e as famílias abrangidas.
Orçadas em 55 milhões de meticais, as obras de reabilitação da estrada Patrice Lumumba – Singatela iniciaram em Setembro e deverão durar quatro meses.
O enfermeiro alemão Niels Högel, de 41 anos, admite ter assassinado 100 pacientes em dois hospitais na Alemanha, segundo o The Independent.
O enfermeiro admitiu, em julgamento realizado na terça-feira, que administrou doses de medicamentos que saberia que seriam fatais para os seus pacientes. O objectivo de provocar overdoses era tentar depois ‘ressuscitar’ os pacientes e, dessa forma, impressionar os colegas. Högel tem sido referido pela imprensa alemã como o maior assassino em série na Alemanha no pós-guerra.
O enfermeiro terá matado 36 pacientes num hospital da Oldenburg, entre 1999 e 2002, e 64 num outro hospital, em Delmenhorst, entre 2003 e 2005. Foi precisamente neste último hospital, em 2005, que Högel foi apanhado pela primeira vez a administrar num paciente medicamentos sem prescrição de um médico.
Em 2008, acabaria por ser condenado a sete anos e meio de prisão por tentativa de homicídio e, num segundo julgamento em 2015, foi condenado à pena máxima por ter matado duas pessoas e por ter tentado matar outras duas. Nestes casos, as vítimas eram igualmente pacientes que estavam a seu cargo. Além disso, o tribunal proibiu-o de voltar à vida profissional.
Agora voltou a tribunal onde confessou ser o autor de cerca de 100 assassinatos. Contudo, os investigadores acreditam que Högel poderá ter matado mais pessoas, mas algumas das vítimas podem ter sido cremadas. A vítima mais nova tinha 34 anos e a mais velha 96 anos.
Durante o julgamento, o enfermeiro admitiu que, além de querer impressionar os seus colegas, causava ataques cardíacos aos pacientes porque gostava da sensação de os poder ressuscitar a seguir.
As autoridades alemãs destacam o caso de Niels Högel como sendo sensível, uma vez que a polícia já teria tido oportunidade de deter o enfermeiro; oportunidade esta perdida pelo facto de funcionários dos dois hospitais terem hesitado para não levantar preocupações. De momento, já decorrem processos criminais contra antigos funcionários dos dois hospitais.
De acordo com o jornal alemão Der Spiegel, os registos dos hospitais de Oldenburg e Delmenhorst mostram que as taxas de mortalidade e as ressuscitações aumentaram quando Högel estava a trabalhar.
Mateus Magala já não é Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Electricidade de Moçambique (EDM), empresa pública que dirigia desde 25 de Agosto de 2015.
A decisão foi tomada pelo Conselho de Ministros reunido ontem na sua 34ª sessão ordinária. A porta-voz do governo, Ana Comoana, explicou em conferência de imprensa que Magala vai assumir novas funções no Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), onde foi nomeado vice-presidente.
Espera-se que o próximo PCA da EDM seja nomeado por resolução do Conselho de Ministros da próxima semana.
O Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, que governa desde 2013 e foi reeleito no ano passado num escrutínio muito contestado, anunciou hoje que não se recandidata a um terceiro mandato, numa entrevista à cadeia de televisão norte-americana CNN.
Não estou interessado num terceiro mandato”, disse o chefe de Estado, segundo excertos da entrevista citados pela imprensa local.
“As pessoas já estão a falar de alterações à Constituição, que não serão necessárias porque dependeriam de uma decisão do Presidente de concorrer a um terceiro mandato”, alegou Kenyatta, sobre as dúvidas em relação à possível realização de um referendo constitucional para acabar com a proibição de mais de dois mandatos consecutivos na presidência.
O líder da oposição, Raila Odinga, voltou a reivindicar a criação do cargo de primeiro-ministro que permita repartir os poderes, que, considerou, estão muito concentrados no chefe de Estado.
Tanta a eleição de Kenyatta, em 2013, como a sua reeleição, em 2017, foram marcadas por denúncias de corrupção e os resultados foram contestados na justiça.
Nas últimas eleições o país viveu momentos de tensão e confrontos, que provocaram uma centena de mortos nos protestos que se realizaram antes de depois do escrutínio. A primeira votação, realizada a 08 de Agosto de 2017, foi impugnada pelo Supremo Tribunal.
A repetição da votação, a 26 de Outubro, confirmou a vitória de Kenyatta.
O Governo e a oposição anunciaram em Março deste ano um acordo para acabar com a crise política e Odinga coopera com o executivo e exerce inclusivamente funções de Estado em assuntos internacionais, como a mediação do conflito político no Sudão do Sul.
A Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE) na Zambézia levantou 82 autos nos diversos estabelecimentos comerciais, dos quais 62 receberam advertência para melhorar o funcionamento e 20 foram multados, de 1151 estabelecimentos inspeccionados.
Para Lourenço Jaime, Delegado do INAE na província da Zambézia o principal objectivo da instituição é regular o funcionamento dos estabelecimentos económicos, para o bem dos cidadãos e não multá-los.
Apesar de alguma reincidência sobre as irregularidades constatadas por parte dos agentes económicos a INAE considera que a actividade comercial no geral obedece padrões aceitáveis.
O Governo de Moçambique através da Administração de Infra-Estruturas de Águas e Saneamento (AIAS), em parceria com a UNICEF, pretende contratar um (1) Jurista. Saiba mais.
O Fundo das Nações Unidas para População (UNFPA) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Consultor para Avaliação da Implementação da Estratégia Nacional de Prevenção e Tratamento das Fistulas Obstétricas. Saiba mais.
O Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) pretende recrutar para o seu quadro pessoal um (1) Analista de Consumo. Saiba mais.
A TJ Consultants é uma Consultoria Estratégica de Recursos Humanos que está a recrutar para seu cliente que actua na área de Lotaria um (1) Gestor de Operações-Inclusão Financeira. Saiba mais.
A TJ Consultants é uma empresa de Consultoria Estratégica de Recursos Humanos que está a recrutar para uma empresa cliente que actua na área de Casino (Jogos online), um (1) Gestor Financeiro. Saiba mais.
A TJ Consultants é uma empresa de Consultoria Estratégica de Recursos Humanos que está a recrutar para uma empresa cliente que actua na área de Gambling (Jogos online), um (1) Gestor de Marketing. Saiba mais.
A Get People – Human Resources está a recrutar em Moçambique – Maputo, para seu cliente, um (1) Coordenador de Formação/ Produção de Conteúdos Pedagógicos. Saiba mais.
A Polícia da República de Moçambique (PRM), na província da Zambézia, deteve o filho de um líder comunitário do posto administrativo de Corroma, acusado de incendiar o tractor alocado pelo Governo para impulsionar a produção agrária.
O facto ocorreu dois dias antes do lançamento da campanha agrária edição 2018/2019 naquele ponto da província da Zambézia.
A detenção do filho do líder comunitário foi confirmada, pelo porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), na província da Zambézia, no habitual balanço semanal.
Tentativa de roubo de mais de 4.500 litros de combustível resulta na detenção de seis indivíduos incluindo um guarda, na província de Maputo. A quadrilha foi flagrada com mais de 150 bidons de 30 litros no terminal dos combustíveis da Matola.
No total são sete indivíduos que se dedicavam ao roubo de combustível nos tanques da Petromoc na Matola, mas um dos participantes conseguiu escapar da polícia tendo sido neutralizado apenas seis.
Os envolvidos nesta acção dizem que desconhecem o mandante e consideram que foram enganados para enveredarem pelo crime.
Os larápios diziam-se transportar em duas viaturas do tipo mini bus com faixas de Malhampsene/Mozal e Patrice-Lumunba /Anjo Voador.
A primeira vista pode se pensar que os dois mini bus estariam a transportar passageiros, mas os motoristas optaram em via rápida entrando no mundo do crime.
Sem sucesso a quadrilha foi flagrada no armazém a tentarem roubar combustível na noite do domingo. Um dos integrantes do grupo disse ao jornal “O País” que foi enganado e o guarda diz não ter percebido a entrada dos meliantes.
“ Eu não sabia que na verdade era para irmos roubar combustível, quando aquele senhor chegou fiquei confiante de que íamos fazer um trabalho licito e não roubar coisas de dono. Quando chegamos no local ele depois sumiu por 30 minutos e de repente apareceu a Polícia e nos prenderam”, disse um dos membros da quadrilha que não quis ser identificado.
Segundo o porta-voz da Policia da Republica de Moçambique (PRM) Fernando Manhiça, esta não é a primeira vez que casos dessa natureza acontecem e a Polícia já abriu os autos para o seguimento legal do caso.
Em 2015, o roubo de combustível nesta terminal culminou numa explosão que originou mais de 17 mortos e vários feridos. Esta foi uma das piores tragédias assistidas nos últimos três anos.
Um adolescente foi expulso da Escola Secundária Alfredo Namitete, no bairro de Tsalala, na Matola, devido ao seu mau comportamento.
O adolescente identificado com único nome de Maduro, fazia vida negra aos seus colegas, e era o estudante mais temido naquele estabelecimento de ensino secundário.
Maduro encontra-se neste momento, a respirar o ar das celas da nona Esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Tsalala, na companhia de três comparsas, acusados de matar duas pessoas, com recurso a uma faca.
O ex-aluno da Escola Secundária Alfredo Namitete, também é acusado de ferir uma pessoa, por sinal seu ex-colega que foi internado com ferimentos graves no abdómen.
O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) recuperou, na semana passada, 24 viaturas, numa operação que resultou na detenção de 15 indivíduos indiciados de fazer parte dos grupos criminosos, dentre eles um agente da Polícia da República de Moçambique (PRM) há 12 anos.
É o fim da linha para os 15 indivíduos, pertencentes a três quadrilhas que se dedicavam ao roubo de viaturas e outros bens na província e Cidade de Maputo. Estes passarão “a ver o sol pelos quadradinhos”, por serem acusados do roubo de 24 viaturas.
Segundo o chefe do departamento das relações públicas do SERNIC os indiciados usam as mesmas viaturas como instrumentos do crime mediante, “o uso de documentos forjados”.
Além da recuperação de viaturas, o SERNIC neutralizou quadrilhas que se dedicavam ao tráfico de drogas nas quais fazem parte cidadãos de nacionalidade tanzaniana, queniana e paquistanesa. Este último conhecido como o “barão de drogas” e mais procurado a nível dos países da região austral de África.
“O cidadão paquistanês, de nome Tanveer Ahmed Allah, ou simplesmente Galby, como é conhecido no mundo do crime, é o mandante deste grupo, é um barão da droga que actua em toda zona austral da África, procurado em diversos países devido as suas incursões criminosas”, revelou o chefe do departamento das relações públicas do SERNIC, Leonardo Simbine.
A actuação de cidadãos estrangeiros no mundo da droga alastrou-se para zona norte do país, mais especificamente, Cabo Delgado, onde cidadãos tanzanianos foram encontrados na posse de 34 kg de cocaína e cerca de 2 kg de haxixe. Assim sendo, “já foi instaurado o respectivo processo-crime sobre os factos acima expostos, que correm seus trâmites legais na Procuradoria Provincial de Cabo Delgado, numa fase muito adiantada, aguardando o seu julgamento”, garantiu Leonardo Simbine, chefe do departamento das relações públicas do SERNIC.
Um dos indiciados, membro da PRM há cerca de 12 anos confessa o seu envolvimento no crime e pede desculpas à família e ao Estado.
“Eu participei num roubo. Roubei 12 laptops aqui na baixa. Eu sou membro da PRM. Estou afecto no comanda da Opai, província de Maputo. Eu não posso dizer o que me fez enveredar por este caminho. A arma que eu usava para cometer crime é do serviço. E eu estou arrependido e peço desculpas para a família, ou melhor, para o Estado. Este é o resumo”, confessou o membro da PRM.
Já os outros negam o seu envolvimento no crime. “Disseram que eu conheço vendedor de um automóvel roubado, mas queria pedir ajuda a todos que puderem ajudar. Não participei de nenhum roubo da cidade, não participei de nenhum roubo de viaturas”, recusou o indiciado.
O desmantelamento de quadrilhas que se dedicavam aos crimes cibernéticos foi uma das operações realizadas pelo SERNIC na semana em análise. Para lograr os seus intentos, “os meliantes ludibriavam as vítimas, trocando os seus cartões nos ATM’s e, através da internet banking, onde enviavam emails para as referidas vítimas, com informações falsas e quando as mesmas respondiam no sentido de perceber o que se estava a passar, estes ficavam com dados secretos das suas contas, incluindo o PIN e, a partir desse momento, efectuavam diversas transferências para contas bancárias pertencentes aos membros da quadrilha”, explicou chefe do departamento das relações públicas do SERNIC Leonardo Simbine.
O SERNIC deixou, ainda, um apelo aos cidadãos que queiram comprar viaturas em “segunda mão” para que se aproximem aos seus serviços para apurar a legalidade da mesma.
A Colômbia está disposta a apoiar qualquer ação para derrubar a ditadura do venezuelano Nicolás Maduro, segundo fontes diplomáticas colombianas ouvidas pelo jornal Folha de S.Paulo, em matéria publicada nesta segunda-feira (29).
“Se [o presidente eleito Jair] Bolsonaro ajudar a derrubar Maduro com uma intervenção militar, terá o apoio da Colômbia”, disse um alto funcionário do governo de Iván Duque.
Segundo ele, a Colômbia não teria assinado o documento do Grupo de Lima que dizia “não” a uma intervenção militar porque Duque não a descarta, embora não queira ser o primeiro a engajar-se nela.
“Se for [o presidente dos EUA, Donald] Trump, ou Bolsonaro, o primeiro a colocar os pés na Venezuela para derrubar Maduro, a Colômbia irá atrás sem vacilar”, disse o funcionário. Segundo ele, é o que pensa o presidente Duque e seu padrinho político, Álvaro Uribe.
A mesma fonte disse que conversas no nível consular com Chile e Argentina estariam ocorrendo, mas que estes países se mostravam mais resistentes em apostar nesta opção.
“Duque confia que, estando essa operação em curso, com Brasil, Colômbia e talvez os EUA envolvidos, eles irão participar de alguma maneira. A região não pode mais suportar um agravamento da diáspora venezuelana”, avaliou.
Nesse domingo, a ditadura de Nicolás Maduro felicitou a população brasileira pela eleição presidencial, mas não estendeu as felicitações a Bolsonaro, a quem pediu relações de respeito.
“O presidente da República […], em nome do povo e do governo venezuelano, estende suas sinceras felicitações ao povo […] devido à celebração cívica do segundo turno […] no qual resultou eleito o candidato Jair Bolsonaro como presidente deste país”, disse o governo venezuelano, em nota.
Bem-estar dos povos
“O governo bolivariano aproveita a oportunidade para exortar o novo presidente eleito do Brasil a retomar, como países vizinhos, o caminho das relações democráticas de respeito, harmonia, progresso e integração regional, pelo bem-estar de nossos povos”, comentou.
O regime ainda diz que deseja trabalhar com “o povo brasileiro na luta por um mundo mais justo, multicêntrico e multipolar, no qual prevaleça a livre autodeterminação dos povos e e a não ingerência em assuntos internos”.
Bolsonaro foi felicitado pela vitória pelos mandatários de centro-direita e de direita da América Latina. Os primeiros a felicitarem o capitão reformado foram os presidentes do Chile, Sebastián Piñera, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez, que já haviam feito elogios públicos e dado seu apoio após o primeiro turno da eleição.
Dois indivíduos estão a contas com a Polícia da República de Moçambique (PRM), acusados de assassinar uma mulher e seus dois filhos, por conta de uma suposta disputa de terra, no distrito de Nhamatanda, província de Sofala.
As vítimas foram surpreendidas em casa, depois de terem recebido várias ameaças alegadamente proferidas pelos homicidas, que reclamavam a parcela de terra onde a mulher e os seus filhos viviam há vários anos. Os supostos assassinos, de 34 e 36 anos de idade, respondem pelos nomes Jossias Armando e José Bernardo, respectivamente. Eles disseram à Polícia que o talhão em disputa lhes pertencem, porquanto foi-lhes vendido pelo marido a malograda.
Segundo Sididi Paulo, porta-voz do Comando Provincial da PRM de Sofala, os indiciados dirigiram-se à casa dos malogrados e contra estes desferiram golpes com recurso a um machado.
Jair Bolsonaro prestou na última segunda-feira uma série de entrevistas, começando pela Record TV. As medidas que quer aplicar foram assunto em cima da mesa, com destaque para as alterações às leis de armamento.
Além de baixar a idade de 25 para 21, a aquisição e porte de arma serão mais fáceis. “Mais do que garantir a vida, uma arma de fogo garante a liberdade do povo”, defende o presidente eleito do Brasil.
Bolsonaro defende ainda que a “necessidade de armas está comprovada pela extrema violência no Brasil”. Saliente-se que a necessidade efectiva é actualmente um dos critérios que um cidadão do Brasil tem de cumprir, avaliado pela Polícia Federal, para poder adquirir armas de fogo e munições.
Bolsonaro procurou apresentar-se mais conciliador, dizendo que a “oposição é bem-vinda”, que a “liberdade de expressão é sagrada” e que não deixará de respeitar a Constituição do país.
Na mesma entrevista em que abriu a porta a um convite ao juiz Sérgio Moro para integrar o seu executivo, Bolsonaro queixou-se ainda do “politicamente correto” relativamente ao debate das armas e deixou críticas à Venezuela e à “ditadura de Maduro”.
Bolsonaro disse ainda na mesma entrevista que “a propriedade privada é sagrada” e criticou o Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), afirmando que acções de protesto que impliquem invasões deverão ser tratadas como “terrorismo”.
Os consumidores de energia eléctrica em Moçambique vão ter mais uma taxa além da actual tarifa de credelec. Esta é uma das novidades trazidas pela proposta de revisão de lei da electricidade em curso no país.
O Ministério dos Recursos Minerais e Energia propõe a criação da taxa de electrificação que deverá ser paga pelos produtores, transportadores, assim como os consumidores singulares.
A Directora do Gabinete Jurídico do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, Marcelina Joel, explica que objectivo é que as receitas vindas destas taxas sirvam para a expansão da rede eléctrica para as zonas actualmente sem acesso à energia.
A taxa de electrificação vai ser adicionada às contas dos moçambicanos caso a proposta da revisão da Lei da Electricidade seja aprovada. Outra novidade da proposta é que o Governo pretende facilitar que empresários abracem o negócio da produção e transporte de energia, o que já era aceite na lei actual, mas apenas através do concurso público e por iniciativa do Estado.
O processo da revisão da Lei da Electricidade em Moçambique teve arranque em 2011, sendo que o Ministério dos Recursos Minerais espera submeter a proposta final ao Conselho de Ministros já no final do próximo mês de Novembro.
O Fundo das Nações Unidas para População (UNFPA) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Consultor para Avaliação da Implementação da Estratégia Nacional de Prevenção e Tratamento das Fistulas Obstétricas. Saiba mais.
O Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) pretende recrutar para o seu quadro pessoal um (1) Analista de Consumo. Saiba mais.
A TJ Consultants é uma Consultoria Estratégica de Recursos Humanos que está a recrutar para seu cliente que actua na área de Lotaria um (1) Gestor de Operações-Inclusão Financeira. Saiba mais.
A TJ Consultants é uma empresa de Consultoria Estratégica de Recursos Humanos que está a recrutar para uma empresa cliente que actua na área de Casino (Jogos online), um (1) Gestor Financeiro. Saiba mais.
A TJ Consultants é uma empresa de Consultoria Estratégica de Recursos Humanos que está a recrutar para uma empresa cliente que actua na área de Gambling (Jogos online), um (1) Gestor de Marketing. Saiba mais.
A Get People – Human Resources está a recrutar em Moçambique – Maputo, para seu cliente, um (1) Coordenador de Formação/ Produção de Conteúdos Pedagógicos. Saiba mais.
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma fábrica de plásticos Topac, localizada no bairro de Chamanculo, na cidade de Maputo.
Num vídeo colocado a circular nas redes sociais, os moradores lamentam a inércia dos bombeiros aliadas aos problemas de vias de acesso que caracteriza este que um dos bairros mais populosos da capital do País.
Uma equipa da Folha de Maputo está no terreno para apurar as causas do incêndios e os danos causados a infra-estrutura bem como aos seus vizinhos
O Secretário de Estado na cidade de Maputo, Vicente Joaquim, apelou aos funcionários e agentes do Estado para unirem esforços no combate à corrupção,...
Um grave acidente de viação abalou a cidade de Maputo, resultando em ferimentos significativos em pelo menos quatro pessoas. O incidente teve lugar no...
Um jovem de aproximadamente 20 anos, identificado como Elias, foi encontrado assassinado no passado sábado. O seu corpo foi descartado num poço de um...