Esta semana, a Sociedade Industrial NUTRE apresentou uma proposta ao governo moçambicano com o intuito de promover a purificação das águas dos rios contaminados pela mineração na província de Manica.
A proposta foi oficialmente submetida ao Conselho Provincial de Representação do Estado, onde os responsáveis estão actualmente a analisar a sua viabilidade.
De acordo com Agostinho Roba, director dos Serviços das Actividades Económicas, o projecto será tratado com atenção para garantir que todas as condições para a sua implementação sejam devidamente asseguradas.
A proposta da NUTRE prevê a utilização de um produto específico, capaz de separar as impurezas das águas após a lavagem dos solos. Caetano Mingos, representante da Sociedade, reafirma que este produto é seguro e benéfico para o meio-ambiente, o que poderá constituir uma solução sustentável para os problemas de poluição aquática na região.
A iniciativa surge num contexto em que a preservação dos recursos hídricos se torna cada vez mais urgente, face aos desafios impostos pelas actividades mineiras e a degradação ambiental que delas decorre. Acompanhemos, portanto, a evolução deste projecto que promete contribuir para a melhoria da qualidade da água na província.
















