Sociedade Aumento do caudal do rio Limpopo pode afectar regiões de Chókwè e...

Aumento do caudal do rio Limpopo pode afectar regiões de Chókwè e Xai-Xai

A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (DNGRH) divulgou um comunicado acerca da situação dos caudais nos rios do país, particularmente na bacia hidrográfica do rio Limpopo.

Na estação a montante em Beith Bridge, na África do Sul, foi registado um caudal de 1900 metros cúbicos por segundo, o qual poderá impactar a elevação dos níveis hidrométricos nas cidades de Chókwè e Xai-Xai, localizadas na província de Gaza.

Segundo a DNGRH, a onda provocada por este caudal deverá alcançar a cidade de Chókwè dentro de três dias. Contudo, as autoridades asseguram que esta situação não deverá alterar de forma significativa o actual cenário hidrológico da região.

Adicionalmente, foi reportado um aumento do volume de escoamento na bacia do rio Save, na estação de Massangena, proveniente da região a montante, que inclui a República do Zimbábue. Este fenómeno poderá resultar na elevação do nível do rio no território nacional, com impactos moderados a serem esperados nos assentamentos populacionais e nas áreas agrícolas situadas nas zonas baixas e ribeirinhas dos distritos de Machanga e Nova Mambone nos próximos dias.

Recomendado para si:  Carnaval de Quelimane pode ser adiado em solidariedade às vítimas das cheias

As autoridades apelam à população para que se mantenha atenta, assegurando que contínuas avaliações do estado dos rios estão em curso.

Destaques da semana