Sociedade PR empossa nova direcção da ACIPOL e exorta rejuvenescimento da formação policial

PR empossa nova direcção da ACIPOL e exorta rejuvenescimento da formação policial

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, renovou a liderança da Academia de Ciências Policiais (ACIPOL), durante uma cerimónia realizada na cidade de Maputo. 

O Chefe de Estado destacou que a missão fundamental da instituição continua a ser a “prevenção e combate à criminalidade no nosso país”, especialmente nas suas formas mais complexas.

Na ocasião, foram empossados Rodrigues Nhiuane Cumbane como Reitor e Ernesto Bernardo Guambe como Vice-Reitor da ACIPOL. Chapo frisou que esta mudança visa conferir maior dinamismo e eficiência à formação superior policial.

Durante o discurso, o Presidente sublinhou que o investimento em quadros jovens representa um passo decisivo para abordar os desafios contemporâneos da segurança interna. “Esperamos um rejuvenescimento na forma de actuação da nossa Academia, com o objectivo de posicionar a formação de oficiais superiores entre as melhores da região, do continente e, quiçá, do mundo”, afirmou, incitando a nova direcção a encontrar soluções para os desafios actuais.

Chapo enfatizou a necessidade de dar prioridade à prevenção e ao combate a crimes como o organizado, terrorismo, branqueamento de capitais, tráfico de drogas e de pessoas, bem como os raptos. “São crimes que prejudicam o Estado moçambicano, retraem investimentos e corroem o tecido social. Por isso, devem ser estudados com profundidade e rigor científico”, declarou.

Recomendado para si:  Circulação reaberta na estrada Chissano/Chibuto

O estadista incentivou uma abordagem inclusiva e interdisciplinar da segurança pública, promovendo a integração de competências policiais e civis. Aos novos dirigentes, deixou um conjunto de desafios: a revisão curricular para adaptação às novas tecnologias e à inteligência artificial, a introdução de conteúdos actualizados sobre terrorismo, a elaboração de um plano estratégico renovado e o reforço da cooperação internacional.

“A ACIPOL deve ser um espaço onde todas as competências são valorizadas. Apenas assim construiremos uma instituição robusta e pronta para responder às exigências do nosso tempo”, sublinhou o Presidente.

Chapo também expressou reconhecimento pelo trabalho do Reitor cessante, General Custódio Fabião Zandamela, destacando a sua liderança na consolidação de pilares essenciais para a formação policial moderna. “Vai o nosso sincero reconhecimento pelo seu empenho e pela consolidação do ensino, do treino e da investigação”, concluiu.

O Presidente apelou à unidade e ao compromisso colectivo com a segurança nacional, almejando um Moçambique mais seguro, unido e preparado para enfrentar os desafios do futuro.

Destaques da semana