Um grupo de comerciantes informais está a erguer bancas no espaço pertencente à empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), na cidade de Nampula.
Esta acção surge após a retirada compulsiva dos mesmos das bermas da Estrada Nacional Número 1 (EN1), onde ocupavam os espaços sem autorização.
Os vendedores, em busca de continuidade nas suas actividades comerciais, decidiram ocupar este novo local, que se encontra na zona central da cidade. Alegam que a falta de clientes nos mercados estabelecidos nos bairros periféricos motivou a sua mudança. “Estamos a seguir o movimento das pessoas”, afirmou um dos vendedores.
A vereadora responsável pelos mercados e feiras no Conselho Municipal de Nampula, em declarações recentes, informou que estão a decorrer negociações com a CFM para encontrar uma solução pacífica para esta situação. “Já estão todos mapeados para estarem nos mercados. O Conselho Municipal, em conjunto com os CFM, teve um encontro para tentar arranjar um espaço no centro da cidade, onde possamos alocar aqueles vendedores”, explicou.
Neste momento, a edilidade está a trabalhar na identificação de um espaço mais apropriado no centro da cidade para que os comerciantes possam desenvolver as suas actividades de forma ordenada. A ocupação desordenada de vias públicas por vendedores informais é uma questão antiga em Nampula, e apesar de várias tentativas de organização, a situação persiste, colocando à prova a capacidade de resposta da administração municipal.