Sociedade Incêndio devasta estaleiro da EDM em Inhassoro

Incêndio devasta estaleiro da EDM em Inhassoro

Um incêndio avassalador destruiu, no domingo (03), pelo menos 40 postes de electricidade, incluindo postes de média tensão, num estaleiro da Electricidade de Moçambique (EDM) situado em Inhassoro, na província de Inhambane. 

Este evento marca o segundo incêndio do género em menos de um mês, uma vez que, a 8 de Julho, um outro incidente semelhante ocorreu em Pemba, capital da província de Cabo Delgado, onde um estaleiro da EDM também foi consumido pelas chamas, resultando na destruição de diverso material eléctrico.

De acordo com informações fornecidas pela EDM, o incêndio iniciou na Zona de Serviço ao Cliente (ZSC) de Inhassoro, levando à mobilização imediata de equipas técnicas para isolar a área afectada. Segundo dados preliminares, foram destruídos 40 postes de madeira, dos quais 35 pertenciam à rede de baixa tensão e cinco à rede de média tensão. Apesar dos danos significativos, a empresa estatal não registou quaisquer vítimas nem cortes no fornecimento de energia aos seus clientes.

Recomendado para si:  Corte de financiamento norte-americano interrompe construção de hospitais distritais na Zambézia

A EDM revelou que a origem do incêndio ainda é desconhecida e que uma investigação está a ser conduzida pelas autoridades competentes para elucidar as circunstâncias do incidente “o mais breve possível”.

Nesse sentido, a área afectada permanecerá interditada enquanto as investigações decorrem. Neste momento, as chamas estão totalmente controladas e foram implementadas medidas de precaução adicionais para prevenir qualquer reacendimento das chamas.