O Papa Leão XIV manifestou a sua “profunda tristeza” em relação ao ataque israelense contra a única igreja católica da Faixa de Gaza, ocorrido na quinta-feira (17).
O ataque resultou em ferimentos no padre Gabriele Romanelli e causou a morte de duas pessoas, além de deixar outras dez feridas.
Em um telegrama assinado pelo cardeal secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, o Papa fez um apelo por um “cessar-fogo imediato” na região. O padre Romanelli, que se encontra entre os feridos, é conhecido por manter o Papa Francisco informado sobre a situação do conflito entre israelenses e palestinos.
Leão XIV expressou sua proximidade espiritual a Romanelli e estendeu as suas orações a toda a comunidade paroquial. O Vaticano informou que o telegrama endereçado ao padre reforça a “profunda tristeza” do pontífice pelo ataque à igreja, que desde o início do conflito tem acolhido mais de 500 pessoas em busca de abrigo.
O Papa reiterou o seu apoio à comunidade, assegurando “proximidade espiritual e orações pelo consolo dos que sofrem e pela recuperação dos feridos”.