Sociedade Moçambique e Malawi inauguram Posto Fronteiriço de Paragem Única em Dedza

Moçambique e Malawi inauguram Posto Fronteiriço de Paragem Única em Dedza

Uma nova era para a eficiência transfronteiriça na África Austral começa na sexta-feira, com a inauguração do Posto Fronteiriço de Paragem Única de Dedza. 

A cerimónia contará com a presença do Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, e do seu homólogo do Malawi, Lazarus Chakwera. Localizado no distrito de Dedza, no Malawi, este novo posto faz fronteira com a província moçambicana de Tete.

Este modelo inovador de “paragem única” vai revolucionar os processos de controlo fronteiriço entre os dois países. Todas as formalidades, incluindo migração, alfândegas e sanidade, passarão a ser realizadas num só ponto de entrada e saída. O principal objectivo é promover uma maior eficiência no trânsito de pessoas e mercadorias, o que se traduzirá numa significativa redução do tempo e dos custos logísticos para quem atravessa a fronteira.

A iniciativa está integrada no Projecto de Comércio e Conectividade da África Austral (PCCAA), um programa financiado pelo Banco Mundial. O modelo de Posto Fronteiriço de Paragem Única visa fortalecer a conectividade regional, facilitar o comércio transfronteiriço e impulsionar o crescimento económico sustentável em toda a África Austral.

Recomendado para si:  Índia entrega a Moçambique mais de duas toneladas de medicamentos