O distrito de Bàruè, na província de Manica, celebrou a inauguração do Centro de Agregação de Frutas e Vegetais.
Esta infra-estrutura representa um importante avanço no processo de modernização da agricultura familiar, tendo como objectivo apoiar a conservação, processamento e posterior exportação da produção local.
O centro tem a capacidade de beneficiar mais de 500 agricultores associados à Cooperativa Frutos de Bàruè e está equipado com sistemas de frio e maquinaria de processamento, garantindo a manutenção dos padrões de qualidade exigidos pelos mercados internacionais.
Esta iniciativa foi financiada pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI), com o apoio da Cooperação Italiana, no âmbito das estratégias que promovem a agricultura sustentável e competitiva em áreas de alta produção agroecológica.
Durante a cerimónia de inauguração, a governadora da província de Manica, Francisca Tomás, sublinhou o impacto positivo que o centro terá na capacidade dos produtores em responder aos desafios da inserção nos circuitos formais de exportação. Citada pelo jornal Txopela, a governadora apelou aos agricultores para reforçarem a sua organização, produção e compromisso com a qualidade, assegurando assim o pleno aproveitamento do investimento realizado.
O Embaixador da Itália em Moçambique, Gabrielle Philip, também se pronunciou, assegurando que o apoio do seu país ao sector agrícola moçambicano irá aumentar nos próximos anos.