Destaque Corpos em avançado estado de decomposição são encontrados em poço de Chimoio

Corpos em avançado estado de decomposição são encontrados em poço de Chimoio

Vários corpos sem vida, em avançado estado de decomposição, foram descobertos no fundo de um poço situado no bairro Nhamadjessa, na cidade de Chimoio, província de Manica, centro de Moçambique. As autoridades ainda não conseguiram determinar o número exacto de vítimas.

As autoridades suspeitam que as mortes estejam ligadas a um grupo de criminosos, que permanece em fuga. A província de Manica tem sido palco de uma crescente onda de assassinatos, principalmente envolvendo mototaxistas que prestam serviços nos diversos bairros da cidade.

Segundo o Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP), apenas um corpo foi retirado do poço até o momento. Os restantes, que já se encontram em estado de ossadas, ainda não foram identificados. O poço pertence ao governo provincial de Manica e está localizado em um terreno que abriga uma obra abandonada, que deveria ter sido a futura residência protocolar do governo provincial.

Entretanto, este espaço, marcado pela desocupação, tem sido utilizado por malfeitores como abrigo. A construção, com mais de dois metros de muro de vedação, apresenta vários compartimentos, alguns dos quais são conhecidos por serem utilizados para actividades ilícitas, como o consumo de drogas. Acredita-se que os criminosos tenham utilizado serviços de táxi para atrair as suas vítimas até ao local onde os crimes eram perpetrados.

Recomendado para si:  Pilotos da LAM continuam a receber salários mesmo sem actividade operacional

Familiares de pessoas desaparecidas expressaram preocupação e desespero. Um dos cidadãos, à procura do seu irmão mototaxista que desapareceu há dias, revelou: “Recebeu uma chamada para prestar serviço. Até hoje não apareceu. Não sabemos se pode estar entre os corpos que estão no interior do poço.” Outra mulher relatou que o seu marido também está desaparecido, tendo utilizado a sua moto para serviços na mesma área.

O porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), Mouzinho Manasse, informou à imprensa que foi montada uma equipa multissectorial para investigar o caso e proceder ao resgate dos corpos. Confirmou também que a única vítima resgatada até agora é um mototaxista e assegurou que irão colaborar com as entidades municipais para o encerramento do poço.

No local, diversas pessoas, incluindo mototaxistas, deslocaram-se para acompanhar a situação, enquanto a polícia, técnicos de medicina legal e outros setores prosseguem com a investigação. O corpo resgatado foi sepultado ao fim da tarde de hoje no cemitério de Chissui, nos arredores de Chimoio.