Sociedade INCM regista mais de 500 mil casos de fraude em 2024

INCM regista mais de 500 mil casos de fraude em 2024

O Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) revelou, durante o IV Workshop sobre Segurança e Resiliência nas Comunicações, que foram registados mais de 500 mil casos de fraude e incidentes nos serviços de telecomunicações ao longo do ano passado. 

Esta preocupante cifra destaca a urgência de medidas para salvaguardar os usuários e as infraestruturas do sector.

Entre os casos mais comuns de fraude, destacam-se mensagens fraudulentas que prometem prémios e transferências de dinheiro. Segundo Adilson Gomes, porta-voz do INCM, “estamos habituados a receber todos os dias mensagens como ‘agora ganhaste dinheiro… clica aqui’. Temos recebido frequentemente notificações de transferências de dinheiro para números de contactos diversos. É alarmante que uma fraude inicie num operador e acabe por afectar um subscritor de outro operador, evidenciando a necessidade de uma coordenação mais eficaz entre as operadoras.”

Além das fraudes, o INCM expressou preocupação com a crescente utilização de dispositivos de telecomunicações piratas. “É vital que intensifiquemos os esforços de colaboração e a capacidade de resposta para combater as fraudes. Todos os dias aparecem novos métodos, e é imperativo que a nossa resposta se mantenha à altura da sofisticação dos ataques”, acrescentou Gomes.

Em face destes dados alarmantes, o INCM está determinado a implementar medidas que assegurem a segurança das infraestruturas de telecomunicações contra sabotagens e vandalismos. Maria Helena Maria Lopes, Presidente do Conselho de Administração do INCM, sublinhou que o Governo está a trabalhar arduamente na implementação de mecanismos que promovam a segurança nas comunicações. Entre as iniciativas destacadas está a aprovação, em Abril, do Regulamento do Roaming Nacional, que visa proporcionar maior acessibilidade às redes de comunicação.

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