Capa Imigrantes ilegais interceptados em camião no distrito de Gorongosa

Imigrantes ilegais interceptados em camião no distrito de Gorongosa

Um total de 18 cidadãos estrangeiros, de nacionalidades bengali, paquistanesa e etíope, foram detidos no distrito de Gorongosa, na província de Sofala, enquanto se deslocavam de forma precária na parte traseira de um camião atrelado. O transporte tinha como destino a província de Maputo.

A operação foi desencadeada após uma denúncia popular que alertou as autoridades para a presença dos imigrantes ilegais num camião que, além de transportar caldo e lâmpadas, seguia a rota Nampula-Maputo.

Francisco Chambal, porta-voz do Serviço de Migração em Sofala, esclareceu que, através da análise dos passaportes, foi possível identificar que estes cidadãos saíram dos seus países de origem entre os dias 8 e 12 e desembarcaram num dos aeroportos do Malawi, onde violaram as fronteiras.

O motorista do veículo foi igualmente detido sob a acusação de auxílio à imigração ilegal, um crime que constitui uma infracção migratória. O condutor afirmou que os migrantes clandestinos entraram no seu camião no distrito de Mocuba, na província da Zambézia. Em sua defesa, alegou ter sido aliciado por uma quantia de 60 mil meticais para realizar o transporte.

Recomendado para si:  UCM destaca diálogo político inclusivo como pilar para a paz e o progresso de Moçambique

“Mantia [o contacto] prometeu enviar-me alimentação, mas desde então, o número já não atende”, lamentou o motorista durante o seu depoimento.

A Direcção Provincial de Migração de Sofala não possui informações sobre os motivos que levaram esses indivíduos a atravessarem Moçambique de forma ilegal.

O porta-voz da instituição destacou a dificuldade em determinar as intenções dos migrantes, visto que os passaportes não apresentavam vistos que os autorizassem a entrar no país.