Sociedade Banco de Moçambique: 50 anos de legado e soberania na rota da...

Banco de Moçambique: 50 anos de legado e soberania na rota da independência

A celebração dos cinquenta anos do Banco de Moçambique foi marcada por um jantar de gala realizado no passado sábado, onde o Presidente da República, Daniel Chapo, destacou a importância desta instituição para a independência económica do país.

Durante o evento, o Presidente sublinhou que os cinquenta anos do Banco de Moçambique representam um tributo ao espírito visionário e à coragem dos homens que, em momentos difíceis, guiaram a política monetária da nação. Chapo salientou o papel crucial do Banco e do Metical, moeda nacional, na consolidação da soberania e da identidade económica moçambicana.

O chefe de Estado fez uma reflexão sobre a evolução do Banco desde a sua fundação, que ocorreu poucos dias antes da independência nacional. Lembrou que a criação desta instituição está indissociavelmente ligada ao processo de autodeterminação do país. “São marcos históricos que caminham lado a lado com os cinquenta anos da nossa independência nacional, quando rompemos com 500 anos de colonialismo, para erguer um Moçambique livre e soberano”, afirmou o Presidente.

O evento contou com a presença de várias personalidades do mundo político e económico, que celebraram não apenas a história do Banco de Moçambique, mas também o futuro que se desenha para a economia nacional.

Recomendado para si:  Gémeos morrem por intoxicação com veneno para ratos em Chimoio