Capa Ataques terroristas em Mecula forçam deslocação de mais de duas mil pessoas...

Ataques terroristas em Mecula forçam deslocação de mais de duas mil pessoas no Niassa

Na província do Niassa, a situação humanitária agrava-se à medida que os ataques perpetrados por Grupos Armados Não Estatais forçam a população local a abandonar as suas casas. 

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), cerca de 2.085 pessoas já se deslocaram das suas áreas de origem no distrito de Mecula, como resultado da escalada de violência registada em Abril.

Os dados divulgados pela OIM, abrangendo o período entre 30 de Abril e 03 de Maio, revelam que 511 famílias deixaram as aldeias de Mamba e Macalange, com 1.113 e 972 deslocados, respectivamente. Muitas destas pessoas encontraram refúgio na Escola Básica 16 de Junho, localizada em Mecula Sede.

O relatório indica que entre os deslocados, 516 indivíduos (25%) são mulheres, 1.142 (55%) são crianças e 427 (20%) são homens. Além disso, destaca-se a presença de 51 idosos, 51 mulheres grávidas, quatro pessoas com dificuldades de locomoção e três crianças que se encontram separadas das suas famílias.

Face a esta crise, as necessidades humanitárias mais urgentes foram identificadas como sendo alimentos, abrigo e itens não alimentares. A situação continua a exigir uma resposta imediata para atender às necessidades básicas desta população vulnerável, que enfrenta não apenas a insegurança, mas também a escassez de recursos essenciais.

Recomendado para si:  Vandalização de postos de transformação de energia em Gaza atinge números alarmantes