O Conselho Municipal da cidade de Maputo anunciou que a problemática do lixo, que durante meses afligiu os munícipes e gerou desconforto na capital moçambicana, está agora sob controle.
A informação foi confirmada pelo director Municipal de Salubridade, em declarações divulgadas pelo jornal “O País”.
Segundo o responsável, a edilidade adquire actualmente meios próprios para a recolha de resíduos sólidos, como parte de um esforço contínuo para melhorar a gestão de resíduos na cidade.
Além disso, o Conselho Municipal revelou planos para reinstalar básculas na Lixeira de Hulene, com o intuito de monitorizar de forma mais eficaz a quantidade de lixo recolhida pelas empresas contratadas para esse serviço.
A empresa ECO LIFE, uma das responsáveis pela recolha de resíduos em Maputo, destacou que tem realizado um controle rigoroso da quantidade de lixo que transporta para a Lixeira de Hulene.
No entanto, a edilidade enfrenta actualmente um desafio, uma vez que a báscula na lixeira não se encontra em funcionamento, levando o Município a basear-se nos dados históricos das empresas para estimar as quantidades recolhidas.