O grupo rebelde Movimento 23 de Março (M23), em aliança com tropas da Ruanda, conquistou recentemente a cidade mineira de Nyabibwe, localizada na província de Kivu do Sul, a aproximadamente 100 quilómetros da capital Bukavu.
A informação foi confirmada por diversas fontes de segurança e humanitárias, que relatam um aumento da hostilidade na região.
O M23 lançou uma ofensiva contra as forças armadas da República Democrática do Congo (RDCongo), desencadeando intensos combates que culminaram na captura da nova localidade. Este ataque sucede à conquista de Goma, a capital da província de Kivu do Norte, na semana passada, também sob o domínio do M23 e das tropas ruandesas.
O Governo congolês qualificou o cessar-fogo humanitário, decretado unilateralmente pelo M23 e que deveria ter entrado em vigor na terça-feira, como uma farsa.
A situação no leste do Congo tem-se intensificado, com o governo a manifestar a sua preocupação face à crescente instabilidade e ao impacto que os conflitos têm sobre a população civil.