Parte da rodovia A1, que liga Lisboa ao Porto, desabou na região de Coimbra após o rompimento de um dique do rio Mondego.
Este incidente ocorreu no contexto de fortes chuvas que têm assolado Portugal nas últimas semanas, exacerbando a crise de inundações no país. Mais de 3 mil pessoas foram evacuadas de forma preventiva da área afectada.
Segundo informações da imprensa local, o desabamento ocorreu na localidade de Casais, onde a margem direita do canal do Mondego se rompeu devido ao aumento do nível do rio. A força das águas levou à erosão na base de um viaduto, resultando no colapso de parte da pista. A A1 já havia sido interditada pela polícia antes do incidente, como medida de precaução.
Actualmente, a estrada encontra-se fechada nos dois sentidos entre os acessos de Coimbra Sul e Coimbra Norte. Não há previsão para a reabertura do trecho, uma vez que técnicos estão avaliando os danos estruturais e o risco de novos deslizamentos.
Carlos Tavares, responsável da Protecção Civil Regional, alertou que a continuidade das chuvas pode levar ao transbordamento da barragem da Aguieira, localizada a 35 km a nordeste de Coimbra, o que poderia resultar em novas inundações e agravar ainda mais a situação na região.














