Um ataque israelita na zona humanitária de al-Mawasi, no centro-sul da Faixa de Gaza, deixou pelo menos 11 palestinianos mortos, incluindo quatro crianças, conforme relataram fontes médicas à agência de notícias EFE.
Entre as vítimas estavam Mahmoud Salah, director-geral da polícia no sul de Gaza, e Hussam Shahwan, director do departamento de Investigações Gerais. Ambos desempenhavam papéis cruciais na manutenção da ordem e na prevenção de vandalismo durante a distribuição de ajuda humanitária na área.
Equipas de defesa civil e pessoal médico foram mobilizados para o local do ataque, onde trabalharam na recuperação dos corpos e no atendimento a cerca de 15 feridos.
O conflito entre Israel e o Hamas intensificou-se após um ataque do grupo palestiniano em Israel, em 7 de Outubro de 2023, resultando na morte de mais de 1.200 israelitas, principalmente civis, segundo a agência France-Presse (AFP).
Em resposta, a campanha militar israelita na Faixa de Gaza causou a morte de mais de 45.500 palestinianos, a maioria civis, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, cujos dados são considerados confiáveis pela ONU.