A Trans African Concession (TRAC), responsável pela gestão da Estrada Nacional número 4 (EN4), que conecta Moçambique à África do Sul, alertou para o aumento de prejuízos financeiros decorrentes de actos de vandalismo, nomeadamente a queima de pneus na rodovia.
Estas acções têm surgido em resposta às manifestações populares em contestação aos resultados eleitorais recentes.
O director da Área de Manutenção da TRAC, Fenias Mazive, confirmou que diversos troços da estrada afectados por estas queimas estão a mostrar sinais preocupantes de degradação. A superfície do asfalto, já deteriorada, está em risco de desenvolver buracos, o que pode comprometer a segurança dos utilizadores e a fluidez do trânsito.
A empresa concessionária apela à consciência dos cidadãos para cessarem estes actos de vandalismo, que não só afectam a infra-estrutura rodoviária, mas também prejudicam a economia local e regional. A TRAC está a avaliar os danos e a planear intervenções de reparação, embora a situação actual represente um desafio significativo, dada a extensão dos danos já provocados.
As autoridades locais estão a monitorizar a situação e a trabalhar em conjunto com a TRAC para garantir a segurança na EN4 e minimizar os impactos das manifestações na infra-estrutura vital para a mobilidade entre os dois países.