O director-geral do Serviço de Informações e Segurança de Estado (SISE), Bernardo Constantino Lidimba, faleceu no sábado, dia 2 de Novembro, vítima de um trágico acidente de viação no distrito de Mapai, na província de Gaza.
A confirmação da notícia foi feita pelo ministro do Interior, Pascoal Ronda, durante uma conferência de imprensa.
Segundo informações prestadas pela Polícia da República de Moçambique (PRM), o acidente ocorreu entre as 15h30 e as 16h00 e envolveu um despiste seguido de capotamento do veículo em que se encontrava Lidimba, que se encontrava em missão de serviço. Infelizmente, o director-geral não sobreviveu ao incidente, enquanto um dos seus acompanhantes sofreu ferimentos e está actualmente a receber cuidados médicos.
Pascoal Ronda expressou em nome do Ministério do Interior o seu profundo pesar pela tragédia, apresentando as mais sentidas condolências à família de Bernardo Lidimba e a todos os funcionários do SISE. “Neste momento, estão a ser realizadas diligências para apurar as circunstâncias em torno deste sinistro”, declarou o ministro.
Bernardo Lidimba, que era uma figura proeminente na segurança do Estado, foi nomeado para o cargo de director-geral do SISE pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, em Maio de 2022, sucedendo a Júlio dos Santos Jane, que ocupava o cargo desde 2017.
A morte de Bernardo Lidimba representa uma perda significativa para o sector da segurança em Moçambique, deixando um legado que perdurará entre os seus colegas e na nação.
















