Donald Trump, candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, descartou definitivamente a hipótese de participar num segundo debate com Kamala Harris, a candidata democrata que concorre à Casa Branca.
Através da sua rede social, Truth Social, na passada quarta-feira, Trump foi claro: “Não haverá desforra”, rejeitando, assim, as propostas das cadeias televisivas CNN e Fox News para transmitir um novo confronto entre ambos.
Trump justificou a sua decisão afirmando que Kamala Harris deixou evidente na terça-feira que não faria nada de diferente do actual presidente Joe Biden. “Por isso, não há necessidade de um debate”, acrescentou o ex-presidente.
A apenas quatro semanas das eleições, os eleitores não terão a oportunidade de assistir a um segundo confronto directo entre os candidatos, quebrando uma tradição das campanhas presidenciais.
Trump apontou ainda outras razões para recusar o debate, destacando que o processo eleitoral já está em andamento. “Já é muito tarde no processo, a votação já começou”, afirmou, referindo-se ao facto de a votação presencial antecipada ter arrancado a 20 de Setembro em estados como Minnesota, Dakota do Sul e Virgínia, com mais uma dúzia de estados a seguir o mesmo caminho este mês.
Além disso, Trump considerou desnecessário enfrentar Kamala Harris novamente, alegando ter vencido o primeiro debate, realizado a 10 de Setembro. “Ganhei os dois últimos debates, um com Joe, o vigarista, e o outro com Kamala, a mentirosa”, declarou Trump.
Contudo, para vários analistas e observadores, foi Kamala Harris quem saiu vencedora do primeiro embate. A vice-presidente norte-americana, com experiência como procuradora, conseguiu pressionar Trump em questões delicadas, como o descontentamento dos seus antigos aliados políticos e a reputação dos EUA no cenário internacional. Harris também conseguiu impedir o adversário de apresentar uma visão clara para o futuro do país.
A CNN tinha estipulado o dia de hoje como data limite para que os candidatos aceitassem participar num novo debate, marcado para 23 de Outubro em Atlanta, Geórgia. A Fox News sugeriu outra data, propondo o debate a 24 ou 27 de Outubro, na Pensilvânia.
No entanto, Trump rejeitou ambas as ofertas, reforçando a sua decisão de não participar num segundo confronto com Kamala Harris.