Um jovem de 24 anos foi detido pela Polícia da República de Moçambique (PRM) na segunda Esquadra de Xai-Xai, província de Gaza, por posse ilegal de uma arma de fogo.
O incidente ocorreu no bairro Patrice Lumumba, onde o indivíduo se encontrava a consumir bebidas alcoólicas.
Segundo o porta-voz da PRM, Júlio Nhamussua, o jovem foi detido com a arma em sua posse e alegou que a adquiriu na África do Sul, com a justificativa de defesa pessoal. “Este indivíduo afirmou ter comprado a pistola no país vizinho, África do Sul, há cinco anos, por um valor de seis mil rands”, esclareceu Nhamussua.
O suspeito também confessou que nunca teria cometido qualquer crime com a arma, mas foi detido devido à ilegalidade da sua posse.
A arma apreendida, contendo seis munições, levanta suspeitas à polícia, que investiga a possível ligação do jovem com crimes de assalto que têm ocorrido recentemente na cidade de Xai-Xai. “Nos últimos dias, temos registado um aumento de crimes cometidos com recurso a armas de fogo na cidade, e estamos a investigar se esta arma esteve envolvida em actividades criminosas”, acrescentou o porta-voz da PRM.
Este é o quarto caso de detenção por porte ilegal de arma de fogo registado nos últimos nove meses na província de Gaza, evidenciando uma crescente preocupação das autoridades locais em relação ao aumento de crimes com armas de fogo na região.
A polícia continua as investigações para determinar a real utilização da arma e possíveis conexões com assaltos na área.