Internacional Atleta olímpica ugandesa morre quatro dias após ser incendiada pelo namorado

Atleta olímpica ugandesa morre quatro dias após ser incendiada pelo namorado

Rebecca Cheptegei, uma maratonista ugandesa de 33 anos, faleceu quatro dias após ter sido vítima de um ataque brutal perpetrado pelo seu ex-namorado. 

A informação foi divulgada esta quinta-feira pelo presidente do Comité Olímpico do Uganda.

A tragédia ocorreu no passado domingo, quando o ex-namorado de Rebecca, Dickson Ndiema Marangach, a atacou após ambos regressarem da igreja. Segundo relatos da imprensa ugandesa, citados pela agência Reuters, Dickson esperou que Rebecca e as duas filhas, de 9 e 11 anos, estivessem de volta a casa para cometer o crime. Num acto de extrema violência, ele encharcou-a com gasolina e incendiou-a à frente das crianças. Durante o ataque, Dickson também sofreu ferimentos.

Rebecca foi imediatamente transportada para o Moi Teaching and Referral Hospital, em Eldoret, no Quénia, onde deu entrada em estado crítico, com mais de 75% do corpo queimado.

Segundo um funcionário do hospital, que preferiu não ser identificado, a condição da atleta deteriorou-se significativamente na quarta-feira, após ela ter desenvolvido septicemia, uma complicação grave que resultou no seu falecimento.

Recomendado para si:  Sporting empata com FC Porto nos últimos instantes da partida

De acordo com um relatório policial, citado pela agência France-Presse (AFP) e a Lusa, Dickson Ndiema Marangach invadiu a propriedade de Rebecca por volta das 14h00 de domingo (12h00 em Lisboa), enquanto ela ainda estava na igreja com os filhos. O ataque foi motivado por uma disputa entre o casal, descrito como tendo um histórico de conflitos constantes. A atleta vivia com a irmã e os dois filhos na sua casa em Endebess, uma cidade queniana situada a cerca de 25 quilómetros da fronteira com o Uganda, onde também treinava regularmente.

Rebecca Cheptegei participou nos Jogos Olímpicos de Paris deste ano, onde terminou a maratona na 44.ª posição. A sua morte causou uma onda de consternação no mundo desportivo, particularmente no Uganda.

O namorado de Rebecca, Emmanuel Ibrahim Rotich, está actualmente a ser julgado por homicídio, tendo negado todas as acusações. As autoridades locais continuam a investigar o caso para esclarecer todos os detalhes deste crime horrendo.

Destaques da semana