O período das monções está a causar estragos dramáticos no Bangladesh, com chuvas intensas que já resultaram na morte de pelo menos 13 pessoas e afectam aproximadamente 4,5 milhões de indivíduos.
As enchentes têm levado ao transbordo de rios, com a força das águas a provocar destruição generalizada. Em algumas áreas, o fornecimento de energia eléctrica foi interrompido e as ligações rodoviárias foram severamente comprometidas, levando a uma situação de grande desespero entre as populações.
Os voluntários envolvidos nas operações de resgate estão a enfrentar sérias dificuldades e apelam urgentemente para o envio de embarcações para auxiliar nas operações de socorro.
Imshiad Alam, um dos voluntários, destaca a gravidade da situação: “A situação é muito grave. Há muita ajuda, mas se não conseguirmos ajudar quem está encurralado, quem vamos ajudar? Para receberem a ajuda, têm de conseguir sobreviver. Nós não temos barcos aqui. Apelo a todo o Bangladesh para que nos enviem barcos. Precisamos de barcos para poder salvá-los.”
Até ao momento, cerca de 13 pessoas morreram e aproximadamente 4,5 milhões de indivíduos estão a sofrer com as consequências das cheias que afectam 11 dos 64 distritos do país. Os voluntários que se oferecem para ajudar estão a encontrar dificuldades em contactar as populações devido à devastação das infraestruturas.
As previsões meteorológicas para os próximos dias não são promissoras. As autoridades temem que os níveis das águas nos rios das regiões leste, nordeste e sudeste do Bangladesh continuem a subir, exacerbando ainda mais a crise.
O Bangladesh é um dos países mais vulneráveis às alterações climáticas, que têm exacerbado a frequência e a severidade das catástrofes naturais.
















