Internacional Três moçambicanos entre as vítimas mortais de desabamento de prédio na África...

Três moçambicanos entre as vítimas mortais de desabamento de prédio na África do Sul

No desabamento de um prédio de cinco andares, ocorrido no dia 6 de maio na África do Sul, três cidadãos moçambicanos estão entre as 14 vítimas fatais confirmadas pelas autoridades. Acredita-se que possam existir mais nacionais soterrados sob os escombros.

Um vídeo divulgado na rede social X pelo governador da cidade de George mostra o dramático resgate de Gabriel Guambe, um moçambicano, após passar cinco dias sob os destroços. Este ato heroico recebeu muitos aplausos.

Infelizmente, 14 pessoas foram declaradas mortas no desastre. No momento do colapso, 81 pessoas estavam a trabalhar na obra. A cônsul de Moçambique na África do Sul informou que os moçambicanos envolvidos no acidente são indocumentados e que estão a decorrer procedimentos para transladar os corpos.

Até agora, 29 pessoas foram resgatadas com vida dos escombros, algumas com ferimentos graves, enquanto 39 continuam desaparecidas. O ministro da Saúde sul-africano, Joe Phaahla, descreveu o incidente como uma calamidade nacional.

O chefe do Governo provincial da cidade de George, Alan Winde, expressou gratidão às equipas de resgate. Ele destacou o resgate bem-sucedido de um sobrevivente após mais de 116 horas sob os escombros como um verdadeiro milagre, agradecendo a todos os envolvidos nas operações de busca e salvamento.

Recomendado para si:  Julgamento de suspeitos no caso DJ Warras é adiado para Abril

As causas do desabamento da construção, que estava em obras há quase quatro anos, continuam desconhecidas.

Destaques da semana