Sociedade Concurso público para reabilitação da EN-1 lançado em 15 dias

Concurso público para reabilitação da EN-1 lançado em 15 dias

O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH), Carlos Mesquita, anunciou na terça-feira, em Maputo, que o governo irá lançar o concurso público para a adjudicação do empreiteiro responsável pela reabilitação da Estrada Nacional número 1 (EN-1) dentro de duas semanas.

Mesquita destacou que o governo enfrenta o desafio da recuperação das estradas, com apenas 27% das vias revestidas até o momento. Segundo ele, as obras já estão em curso, com dois consultores encarregados de realizar levantamentos geotécnicos, físicos e análises laboratoriais dos solos. Toda essa informação será incorporada no documento do concurso para a contratação do empreiteiro.

Os consultores já submeteram o primeiro esboço do documento de concurso ao Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos. Mesquita afirmou que houve uma coordenação com o Banco Mundial, que está satisfeito com o progresso. O lançamento do concurso está previsto para daqui a duas semanas e deverá durar 45 dias. Após a avaliação das propostas, as obras físicas poderão começar, com previsão para Outubro e Novembro.

O ministro ressaltou a importância não apenas de portos eficientes, mas também de ligações internas para garantir a mobilidade e a transferência de cargas dos polos de produção a preços competitivos.

Recomendado para si:  Agente da PRM detido por alegada ligação a assalto que matou três pessoas

Destaques da semana