Internacional Cerca de 750 mil pessoas afetadas pelas inundações na África Oriental

Cerca de 750 mil pessoas afetadas pelas inundações na África Oriental

As inundações devastadoras na África Oriental afetaram aproximadamente 750 mil pessoas, com 234 mil delas sendo deslocadas, de acordo com informações divulgadas pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

O porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, compartilhou dados durante o briefing diário à imprensa em Nova Iorque, destacando os efeitos das fortes chuvas na região. Na Somália, mais de 160 mil pessoas foram afetadas, resultando em mais de 37 mil deslocadas ou realocadas, com sete crianças perdendo a vida desde 19 de abril, especialmente nas áreas de Hirshabelle, Jubaland e estados do sudoeste do país.

As agências humanitárias e autoridades conseguiram fornecer ajuda a mais de 70 mil pessoas, incluindo alimentos, água, saneamento e assistência médica. No Quénia, onde pelo menos 229 pessoas perderam a vida e mais de 285 mil foram afetadas pelas chuvas, a ONU e parceiros estão a apoiar a resposta liderada pelo Governo local, chegando a mais de 126 mil pessoas com assistência em água e saneamento, além de outras formas de ajuda.

Recomendado para si:  Chuvas intensas provocam colapso parcial da A1 na região de Coimbra

No Burundi, cerca de 180 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas torrenciais e pelo aumento do nível das águas do Lago Tanganica desde janeiro, afetando significativamente o setor agrícola do país. Um plano de resposta às cheias está em andamento para ajudar mais de 300 mil pessoas, com foco em cuidados de saúde, água potável e apoio psicossocial.

Na Tanzânia e no Ruanda, fortes chuvas e inundações causaram danos significativos, incluindo perdas humanas, danos em infraestruturas e prejuízos nas plantações agrícolas. Os Governos e parceiros humanitários estão mobilizando esforços de evacuação e resposta para ajudar as comunidades afetadas nessas regiões.

Destaques da semana