Internacional Adolescentes traficados regressam a casa após exploração infantil na África do Sul

Adolescentes traficados regressam a casa após exploração infantil na África do Sul

Pelo menos oito dos 14 adolescentes traficados no distrito de Chongoene, província de Gaza, para trabalho infantil exploratório na República da África do Sul, já regressaram ao convívio familiar.

De acordo com a diretora provincial do Género, Criança e Ação Social, Rosana Muataco, os oito adolescentes foram reintegrados na quarta-feira (8), enquanto as autoridades trabalham na localização das famílias dos restantes seis.

Um documento do Ministério do Género, Criança e Ação Social indica que os adolescentes foram recrutados ilegalmente na localidade de Nhacutse, em Chongoene, por um cidadão moçambicano, motorista de uma empresa chinesa de fabrico de fogões e aquecedores a gás e elétricos com base na África do Sul.

O recrutador buscava adolescentes e jovens moçambicanos, preferencialmente do sexo masculino, para trabalharem na referida fábrica em Joanesburgo.

A Direção Provincial de Migração de Gaza, através do seu porta-voz, Abeldo Nhanomebe, confirmou apenas o regresso das crianças através do Posto Transfronteiriço de Ressano Garcia, na província de Maputo, sem avançar detalhes.

Recomendado para si:  Elon Musk lança Grokipédia e desafia o domínio da Wikipédia

Os distritos da província de Gaza continuam a ser epicentros do recrutamento de crianças para o trabalho infantil, tanto nas grandes cidades como Xai-Xai, Maputo e Matola, quanto no país vizinho, África do Sul.

Destaques da semana