Jill Stein, a candidata do Partido Verde às eleições presidenciais dos Estados Unidos, foi detida no sábado (27) durante uma manifestação a favor da Palestina na Universidade de Washington.
Outras 80 pessoas também foram detidas na instituição de ensino como resultado do protesto.
Os manifestantes exigiam o boicote às instituições acadêmicas associadas a Israel e o fim imediato das hostilidades na Faixa de Gaza.
Um comunicado divulgado pela equipa de campanha da candidata afirmava: “A candidata presidencial do Partido Verde, Dra. Jill Stein, o gerente de campanha Jason Call e a vice-gerente de campanha Kelly Merrill-Cayer foram detidos juntamente com cerca de 100 outras pessoas – a maioria estudantes da Universidade de Washington – durante um acampamento montado no sábado nas instalações da universidade. A demanda do acampamento era especificamente para que a universidade cortasse os laços com a Boeing, que fabrica munições utilizadas no genocídio em curso contra o povo palestino em Gaza, nas suas instalações próximas de St. Charles. A campanha de Stein apoia as demandas dos estudantes e seus protestos e reuniões pacíficas no campus. O protesto estudantil pela paz e pelas liberdades civis sempre representou a melhor parte da nossa consciência moral coletiva. Solidariedade.”
Stein, que tem ascendência judaica, foi detida em meio a um cenário de crescente ativismo em torno da questão palestina nos Estados Unidos.















