O governo angolano anunciou que, devido a dificuldades financeiras, não abrirá este ano o período de candidaturas para bolsas de estudo em universidades estrangeiras. O comunicado foi divulgado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Apesar disso, o Ministério assegurou que os candidatos que foram admitidos em edições anteriores do “Programa de Envio Anual de 300 Licenciados/Mestres para as Melhores Universidades do Mundo” continuarão a usufruir das bolsas que lhes foram concedidas.
Em destaque na nota está a preocupação do governo em relação à formação de quadros angolanos, sendo considerada uma prioridade. O Ministério afirmou que ainda em 2024 serão tomadas medidas para estabelecer acordos e parcerias com países e instituições estrangeiras.
Estes acordos e parcerias visam garantir uma formação de alta qualidade em áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento nacional, mantendo os custos financeiros sob controle. O comunicado ressalta que o corpo docente e não docente das instituições de ensino superior públicas, bem como os jovens que buscam aprimorar seus níveis de conhecimento, serão beneficiários dessas iniciativas de cooperação.















