Internacional Isabel dos Santos recusa responder à Justiça angolana

Isabel dos Santos recusa responder à Justiça angolana

O Procurador-Geral Adjunto da República, Pedro Mendes de Carvalho, pronunciou-se sobre o caso de Isabel dos Santos durante um evento sobre investigação financeira e branqueamento de capitais em Luanda.

Segundo Mendes de Carvalho, o processo pode ir a julgamento daqui a dois ou três meses, de acordo com os prazos legais. No entanto, a fase de instrução contraditória, na qual tanto a defesa quanto a acusação podem intervir e os arguidos podem apresentar argumentos e provas, pode prolongar esse prazo. Somente após esta etapa é que o processo será encaminhado para o juízo com despacho de pronúncia, indicando que entrará na fase de julgamento, ou com despacho de arquivamento.

Isabel dos Santos, filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos e residente no estrangeiro há vários anos, foi notificada para prestar declarações, mas recusou-se a fazê-lo.

“Foi notificada para o efeito, teve oportunidade de se defender, tem esta diligência no processo”, afirmou Mendes de Carvalho, destacando que o arguido tem a liberdade de apresentar ou não a sua versão, podendo optar por responder ou não às questões.

Recomendado para si:  Cuba alerta sobre falta de combustível para voos devido a boicote dos EUA

A empresária angolana enfrenta acusações de 12 crimes relacionados com a sua gestão na petrolífera estatal Sonangol entre 2016 e 2017.

Destaques da semana