Sociedade Contadores pré-pagos reduzem perda de água e garantem sustentabilidade

Contadores pré-pagos reduzem perda de água e garantem sustentabilidade

A massificação da instalação de contadores pré-pagos é uma das prioridades do Governo para 2024, com vista a reduzir a perda de água tratada, que neste momento se situa em quase 50 por cento.

O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, que partilhou a informação, considera que a medida vai, igualmente, contribuir para garantir a sustentabilidade das empresas regionais de água.

Os contadores pré-pagos permitem que os consumidores paguem pela água que consomem, o que ajuda a reduzir o desperdício.

Além disso, os contadores pré-pagos fornecem dados importantes sobre o consumo de água, o que pode ajudar as empresas de água a identificar áreas onde podem melhorar a eficiência.

Mesquita também recomendou ao Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água (FIPAG) a assegurar melhoria da qualidade, ao mesmo tempo que aumenta a produção e expande a cobertura, construindo e reabilitando fontes e sistemas.

Em 2024, segundo o ministro, o Governo vai continuar a priorizar a provisão de água e saneamento, por ser vector essencial para o desenvolvimento e garantia de melhores condições de vida às comunidades.

Recomendado para si:  Luabo reforça distribuição de purificadores para prevenir doenças hídricas

“A água é um bem precioso e temos que garantir que todos tenham acesso a ela”, disse Mesquita. “Vamos continuar a investir em infraestruturas de água e saneamento para que todos tenham acesso a água potável e saneamento básico.”

Destaques da semana